Pesquisa foi feita em 3 comunidades ribeirinhas de várzea das reservas Mamirauá e Amanã, no Amazonas
O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (31) falou sobre um estudo que analisou a eficácia dos métodos caseiros usados por ribeirinhos da Amazônia para tratar a água da chuva e dos rios para o consumo.
O entrevistado foi o doutor e engenheiro ambiental, Leonardo Capeleto. Ele é pesquisador associado do Instituto Mamirauá e posdoc na Universidade de São Paulo (USP).
Ele contou que a pesquisa foi feita em 3 comunidades ribeirinhas de várzea das reservas Mamirauá e Amanã, no Amazonas. Os métodos caseiros analisados foram a coagem em pano, a sedimentação e a cloração (uso do cloro como desinfetante), em diversas combinações. Segundo Capeleto, alguns resultados chamaram a atenção dos pesquisadores, principalmente quanto à ineficácia da coagem (por causa da contaminação dos tecidos utilizados) e com relação à água captada da chuva, que se mostrou contaminada por causa das calhas e dos recipientes de armazenagem.
O engenheiro ambiental também explicou qual a melhor combinação de tratamentos caseiros e falou do desafio do acesso à água tanto no dia a dia de diversas comunidades do Brasil quanto em eventos climáticos extremos, como a seca severa e as enchentes.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista.
FONTE: EBC – Estudo analisa eficácia dos métodos caseiros de tratamento de água na Amazônia | EBC Rádios