17ª Brigada de Infantaria de Selva lidera Operação contra crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços na Amazônia – Em uma demonstração de força e compromisso com a proteção da Amazônia, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em parceria com diversas instituições, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, IBAMA e FUNAI, além das forças armadas da Bolívia e Peru, está intensificando o combate a crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços na Amazônia, através da Operação Curaretinga IV. Em paralelo às ações de combate ao crime, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva também está realizando ações cívico-sociais (ACISO), com atendimentos médicos e odontológicos, palestras educativas e distribuição de kits de higiene, cestas básicas e brinquedos. As ações foram realizadas no distrito de Vista Alegre do Abunã-RO e na cidade de Brasiléia (AC).

Alunos do Colégio Militar de Tabatinga estão entre os cinco finalistas de prêmio nacional Escolas Sustentáveis – Um filtro que utiliza tecnologia simples para purificar a água de rios e córregos, proporcionando a comunidades ribeirinhas o acesso à água potável e limpa, ganhou destaque no Prêmio Escolas Sustentáveis, uma iniciativa da Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana. O “Filtro Acessível para Comunidades Ribeirinhas” é um projeto idealizado por alunos do Colégio Militar de Manaus (CMM), núcleo Ensino à Distância situado em Tabatinga–AM, e está entre os cinco mais bem classificados para a etapa final da premiação, que ocorre entre os dias 2 e 4 de setembro, no Rio de Janeiro–RJ.

Foto postada em: CMA EB

Exército e Forças de Segurança causam prejuízo de R$ 420 mil ao crime organizado na Amazônia – Em uma ofensiva coordenada para combater crimes ambientais e transfronteiriços na Amazônia, o Comando Militar da Amazônia, por meio do Comando de Fronteira Rondônia/6º BIS, intensificou as ações da Operação Curaretinga IV desde o dia 14 de agosto. A operação, que conta com a participação de diversas forças de segurança, já causou um prejuízo de mais de R$ 420 mil ao crime organizado. As ações concentram-se em áreas estratégicas como a Terra Indígena Igarapé Lage, a Reserva Nacional de Mapinguari e a Reserva Extrativista Ituxí. Patrulhamentos terrestres e fluviais, além de postos de bloqueio e controle de vias, têm sido realizados de forma contínua, dificultando a ação de criminosos envolvidos com a extração ilegal de ouro e madeira.

Exército Brasileiro apoia expedição humanitária de instituições no Médio Rio Negro – Cooperando com a integração e o apoio humanitário a regiões remotas da Amazônia, o Exército Brasileiro apoiou uma iniciativa coordenada pela Igreja Presbiteriana de São Gabriel da Cachoeira, em conjunto com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Distrito Sanitário Indígena (DSEI). Foram oferecidas, às populações ribeirinhas e comunidades indígenas do Médio Rio Negro, assistência médico-odontológica e serviços sociais no Médio Rio Negro. Com uma equipe formada por médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros, muitos deles atuando como voluntários, a atividade também se beneficia da participação especial de ex-alunos do Colégio Militar de Manaus, que hoje exercem a profissão na área da saúde. Essa colaboração entre militares e civis reforça o espírito de solidariedade e compromisso, garantindo que o cuidado e o apoio cheguem às comunidades mais isoladas do Médio Rio Negro.

Foto postada em: CMA EB

Operação Ágata Amazônia promove atendimento médico e odontológico em comunidade indígena do Cuiú-Cuiú – Mais de cem atendimentos médicos e odontológicos foram realizados na Comunidade Indígena do Cuiú-Cuiú, na Escola Municipal indígena São Francisco, localizada no município de Maraã, Estado do Amazonas. Além da assistência hospitalar, foram disponibilizados cerca de 50 atendimentos odontológicos e, a distribuição de 100 kits odontológicos e 50 livros educativos. A atividade foi promovida por militares Comando de Fronteira Japurá / 17° Batalhão de Infantaria de Selva aos moradores da comunidade que está composta, em sua maioria, pelo grupo indígena Miranha juntamente com a presença de outras minorias indígenas como os Kambébas, Kanamarí, Mayorúna e Mura.

CMA e Povos Originários: lideranças indígenas Waimiri Atroari prestigiam Formatura do Dia do Soldado – Em demonstração de respeito mútuo e reforçando os laços históricos entre o CMA e os povos originários, lideranças indígenas Waimiri Atroari prestigiaram a Formatura do Dia do Soldado em Manaus. Destaque para a presença do líder indígena Mario Parwe, Diretor da Associação Comunidade Waimiri Atroari. Estiveram presentes, também, integrantes da FUNAI, coordenadores do Programa Waimiri Atroari.

VER MAIS EM: