Será realizada no próximo dia 10 de agosto de 2024, sábado, a 87ª Tertúlia Portugal – Brasil, 4ª Temporada, sob o tema: “José Anchieta (1534-1597): curiosidades acerca do humanista”, tendo como convidada “Francisca Branco Veiga”.
O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 87ª Tertúlia Portugal – Brasil:
87ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
4ª Temporada
SÁBADO, dia 10 de agosto de 2024,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),
TEMA: “José Anchieta (1534-1597): curiosidades acerca do humanista”
Apresentação: “Francisca Branco Veiga”
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465
Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters
Instagram: @tertuliasportugalbrasil
Resumo da Comunicação: Sendo um produto típico do Humanismo renascentista, e fazendo uma mediação entre a tradição da Antiguidade Clássica pagã e o Cristianismo, o canarinho José Anchieta, formado no Real Colégio das Artes, em Coimbra, embarca na frota do 2º Governador Geral do Brasil, D. Duarte da Costa, chegando à Bahia em 13 de julho de 1553, com 19 anos de idade.
A sua atividade missionária andou a par com a colonização, a urbanização e a sedentarização das tribos.
O trabalho evangelizador fazia-o por meio de missas, batismos, músicas, teatros e toda uma liturgia católica, admitindo os costumes dos índios que considerava não prejudiciais ao trabalho missionário, possibilitando um ambiente de trocas culturais.
Morreu José Anchieta no dia 9 de junho de 1597, em Reritiba (Anchieta), Espírito Santo. Em 1609, o Geral dos Jesuítas Claudio Aquaviva pede para que se trasladasse os ossos de Anchieta. Dois anos mais tarde, o Breve do Papa Urbano VIII, intitulado Non Cultua, ordena que se trasladem uma parte dos ossos para a Bahia. Começava aí a distribuição dos ossos deste Santo. Seguindo o rasto documental, questionamo-nos, Onde estão os ossos deste missionário e humanista, conhecido como o «Apóstolo do Brasil»?
Sobre a convidada: Francisca Branco Veiga – Doutora em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o tema A Restauração da Companhia de Jesus em Portugal, 1828 – 1834. O breve regresso no reinado de D. Miguel.
Mestre pela Universidade Católica de Lisboa, em Património Cultural de Matriz Cristã, com especialização na área de Museologia, subordinado ao tema Noviciado Da Cotovia – O Passado Dos Museus Da Politécnica, 1619-1759.
Distinguida com uma Menção Honrosa no Prémio de Investigação Internacional Pina Manique – Do Iluminismo à Revolução Liberal de 2020, com o trabalho A Restauração da Companhia de Jesus em Portugal 1828-1834. O breve regresso no reinado de D. Miguel, sua dissertação de doutoramento.
Em 2023 publicou a obra Companhia de Jesus. O breve regresso no reinado de D. Miguel.
Os seus interesses de investigação estão centrados na história política e religiosa da época Moderna e Contemporânea, em Portugal.
AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal Brasil:
- Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
- Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
- Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos