Redenção/PA. A Polícia Federal, com o apoio do Ibama, realizou a Operação Aurum Protectio para coibir crimes ambientais na região do Distrito da Taboca, em São Félix do Xingu/PA, na última terça-feira (16/7). Seis garimpos de ouro e de cassiterita, localizados no entorno e no limite da Terra Indígena de Apyterewa, foram fechados.

Foto: Polícia Federal DPF

Na ação, uma máquina escavadeira hidráulica foi apreendida e outras seis foram inutilizadas, além de dois motores estacionários e uma caixa de coleta de minérios.

Foi identificado que os trabalhadores do garimpo viviam de maneira improvisada, em barracões de lona, com banheiros inadequados, água imprópria para consumo e condições precárias. As provas colhidas no local serão usadas em inquérito que apura o crime de redução de trabalhadores à condição análoga à de escravo.

Diante dos fatos, os responsáveis pelas atividades ilícitas e os proprietários das áreas foram identificados e poderão ser responsabilizados também por crimes ambientais e usurpação de bens da União.

A operação faz parte de uma série de ações da Polícia Federal em Redenção/PA, que visa cumprir a decisão do STF na ADPF 709/2020, que determinou a desintrusão das terras indígenas Apyterewa e Kayapó, além de coibir os delitos praticados em seu interior e entorno.

Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção – PF realiza a Operação Aurum Protectio para coibir crimes ambientais em São Félix do Xingu/PA — Polícia Federal (www.gov.br)