Operação Chance Para Todos II: Marinha realiza mais de 7 mil procedimentos de saúde na divisa entre Pará e Amapá

Navio-Auxiliar “Pará” percorreu os municípios paraenses de Porto de Moz e Afuá, além de Vitória do Jari e Santana, no Amapá

Navio-Auxiliar “Pará” (UH-15), durante passagem por Vitória do Jari (AP) – Imagem: Marinha do Brasil

A tripulação do Navio-Auxiliar (NA) “Pará”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou, entre os dias entre os dias 3 e 22 de junho, a Ação Cívico-Social “Chance para Todos II”, nos municípios de Afuá e Porto de Moz, no Pará, e Vitória do Jari e Santana, no Amapá. Médicos, dentistas e enfermeiros da Marinha prestaram assistência à população, com o apoio de órgãos públicos e de organizações não-governamentais.

Foram realizados 7.800 procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, incluindo 348 mamografias; 11.719 medicamentos foram distribuídos. Também foram ministradas palestras sobre alimentação saudável, prevenção à violência doméstica e prevenção e combate ao acidente por escalpelamento para um total 940 ouvintes.

A dona de casa Ilma de Jesus, 44 anos, moradora de Santana (PA), foi uma das atendidas pela Ação Cívico-Social. “A gente espera que o Navio seja ancorado mais vezes aqui, para a gente ficar fazendo esses tratamentos. Principalmente, a parte dos dentistas, mamografia e clínico geral. Todas as especialidades, foram um amor de pessoas”.

Chance Para Todos

Esta é a segunda Ação Cívico-Social promovida pelo NA “Pará” em 2024. A Operação “Chance Para Todos I” foi realizada entre os dias 5 e 11 de março, nos municípios de Abaetetuba, nordeste do Pará, Ponta de Pedras e São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago de Marajó.

Navio-Auxiliar “Pará” 

Incorporado à Marinha do Brasil em 19 de janeiro de 2005, o NA “Pará” está subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval. Com uma tripulação de 57 militares, ele opera a partir da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), com autonomia para navegar durante 23 dias sem a necessidade de realizar paradas para reabastecimento.

Voltado ao apoio médico-odontológico e para transporte e desembarque de tropas na região amazônica, o navio é equipado com centro de testes rápidos, centro de triagem, consultório médico e odontológico, sala de mamografia, sala de exames de imagem e farmácia, com um estoque pronto para a distribuição gratuita de medicamentos.

FONTE: MARINHA DO BRASIL  4º DISTRITO NAVAL – Operação Chance Para Todos II: Marinha realiza mais de 7 mil procedimentos de saúde na divisa entre Pará e Amapá | COM4DN