Com mesas-redondas, conferências, mini cursos, estandes com programações nos pavilhões da ExpoT&C, SBPC Jovem e Circo da Ciência e experiências de divulgação no projeto Cumbuca da Ciência, a instituição sesquicentenária marca sua presença no maior evento científico anual da América Latina. A reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência acontece em Belém, na Universidade Federal do Pará, de 7 a 13 de julho, em um contexto de crise climática e às vésperas da realização da COP 30.

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi está na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC debatendo tópicos como bioeconomia, sustentabilidade, conservação, desenvolvimento, territórios, biodiversidade, coleções científicas, museus, popularização da ciência e inclusão. O maior evento científico da América Latina ocorrerá entre os dias 8 e 13 de julho, em Belém.

Sue Anne Costa, Coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Goeldi, comenta sobre a importância da presença do museu no evento, ressaltando características da instituição presentes desde a sua criação. “A instituição é um marco na construção da ciência no Brasil. O Museu Goeldi atua desde o século XIX na produção de conhecimento, na salvaguarda de acervos científicos de diferentes tipologias, na construção de conhecimentos coletivos a partir do estreito diálogo que desenvolve com as populações tradicionais e povos originários e, em especial, com a missão de divulgação científica e popularização da ciência, com ações direcionadas ao público e com as nossas publicações.”

Organizado pela SBPC e Universidade Federal do Pará (UFPA), contando com o apoio de patrocinadores, sócios e parceiros institucionais. A abertura será no dia 7 de julho, no Theatro da Paz. O tema da edição deste ano é “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. As questões ligadas aos biomas brasileiros estarão no centro dos debates e o público terá a oportunidade de participar de centenas de atividades. E o melhor, de forma gratuita. A inscrições seguem abertas.

O presidente da SBPC, Renato Janine, explica que a ideia para a escolha do tema, baseou-se em tratar da preservação da biodiversidade amazônica e reconhecer o papel das populações indígenas e caboclas na proteção do bioma e defender que os benefícios da bioeconomia e da economia verde sejam distribuídos de maneira a reduzir as desigualdades sociais.

“Os movimentos sociais acreditam que esses novos termos apenas beneficiam quem já é rico. Concordamos porque entendemos que a Floresta Amazônica, segundo as descobertas científicas mais recentes, não é uma dádiva da natureza, mas ela foi sendo manejada, formada pelas populações indígenas e depois caboclas. Essas populações precisam ter o direito de serem recompensadas”.

Protagonismo – A importância do papel ativo de instituições atuantes na (e da) Amazônia se dá pela possibilidade de se construir a partir de bases de reconhecimento da complexidade regional.

“A Amazônia real é um mosaico de ambientes e culturas que precisam ser reconhecidas nos processos de construção da ciência, da tecnologia e da inovação. É de dentro que conseguimos enxergar melhor os entornos e, a partir desses entornos, conseguimos melhor atuar na realidade”, afirma Sue Anne.

A 76ª Reunião da SBPC será uma oportunidade para discutir a importância estratégica do desenvolvimento sustentável do país, em particular da Amazônia, intensificar o debate em torno da busca por soluções para a crise climática, e contribuir na preparação das discussões científicas para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, também em Belém.

O Museu Goeldi estará presente no evento em várias frentes, participando da organização, apresentação e realização de mesas redondas, painéis e conferências, e ofertando minicursos. Além disso, a instituição terá estandes na ExpoT & C, SBPC Jovem e no Circo da Ciência e realizando a Cumbuca da Ciência, um projeto experimental de divulgação científica em parceria com a Faculdade de Comunicação Social/ UFPA, envolvendo alunos de pós-graduação em Biodiversidade e Botânica Tropical e de graduação de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Acesse nesse link a programação completa do Museu Goeldi na 76ª Reunião da SBPC.

Durante o evento, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi estará de portas abertas aos participantes da 76ª Reunião Anual da SBPC, onde terá a oportunidade de conhecer mais da fauna, flora e diversidade sociocultural da Amazônia, além de visitar as exposições disponíveis.

“Entendemos que essa contribuição é importante porque consideramos que esse é um dos eventos pré COP 30 de grande relevância”, destaca Sue Anne.

O evento – A programação do evento, envolvendo conferências, mesas-redondas, painéis, sessões especiais e minicursos presenciais e webminicursos, é organizada pela SBPC a partir de propostas apresentadas pela entidade, pela Comissão Executiva Local e Sociedades e Associações Científicas afiliadas à SBPC.

Na edição deste ano, com o objetivo de engajar e inspirar públicos de todos os grupos e interesses, a programação científica terá um total de 286 atividades (208 debates presenciais e 78 virtuais). É esperada a realização de conferências por representantes de cinco pastas ministeriais: Luciana Santos (MCTI), Nísia Trindade (MS), Marina Silva (MMA), Simone Tebet (MMO) e Camilo Santana (MEC).

Dentre as atividades que ocorrerão, destacam-se a ExpoT&C, o espaço SBPC Jovem e o espaço “Infâncias Mairí na SBPC”, criado para a edição deste ano.

A ExpoT&C trará mais de 45 expositores de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e setor empresarial. Desde avanços na biotecnologia, estudos socioambientais, na ciência dos materiais até inovações em tecnologias de informação e comunicação, a ExpoT&C mostrará como a pesquisa científica e tecnológica brasileira está na vanguarda do desenvolvimento global.

Na SBPC Jovem, os participantes poderão explorar oficinas, rodas de conversa, bate-papo com cientistas, café com ciência e outras atividades divididas em 71 estandes.

O espaço “Infâncias Mairí na SBPC” receberá oficinas que promoverão a iniciação científica de crianças menores de cinco anos de idade. A atividade é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) de Belém.

Nesse espaço, as crianças poderão trabalhar com elementos naturais e que contribuirão para o “despertar da consciência” sobre o meio ambiente, proposta da edição deste ano. Durante o evento, serão disponibilizadas quatro oficinas: “Usina de pigmentos naturais”; “A transformação da argila”; “Brinquedos de Equilíbrios e Ventos” e “A química das bolhas de sabão”.

SBPC – É uma associação civil, sem fins lucrativos, laica e sem caráter político-partidário, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 continuamente, com a participação de pesquisadores, representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia.

A Reunião Anual da SBPC tem como objetivos debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, além de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Confira a programação completa do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/76ª Reunião Anual da SBPC : SBPC (sbpcnet.org.br)

Texto: Marcelo Dias – Edição: Joice Santos – Postado em: Museu Goeldi na 76ª Reunião Anual da SBPC — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)