Reunião da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento ocorreu na última sexta-feira, 28/06

Foto: Vice-Presidência da República

Com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento se reuniu na sexta-feira (28/06), em Brasília. O coordenador-geral de Ciências da Terra e diretor substituto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilvan Sampaio, participou da reunião para apresentar os resultados do monitoramento por satélites.

A comissão interministerial é responsável pelo Programa de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil.

Na oportunidade, o coordenador do programa BiomasBR do INPE, Claudio Almeida, apresentou as especificidades dos sistemas de monitoramento do instituto: PRODES, que realiza o mapeamento anual do desmatamento da floresta nativa, e DETER, que mostra diariamente as alterações na cobertura vegetal para o rápido alerta das equipes responsáveis pela fiscalização.

Os dados do sistema DETER registrados entre os meses de agosto de 2023 a junho de 2024 mostram uma queda de 52,3% (total de 3.556 km²) no desmatamento na Amazônia em relação ao mesmo período do ano anterior (7.452 km²).

Já o DETER Cerrado indicou o aumento 11,8% (6.412 km²) no período de agosto de 2023 a junho de 2024. No ano anterior, foram 5.735 km² nesse bioma.

No Pantanal, o DETER registrou 1.099 km² de desmatamento entre agosto de 2023 e junho de 2024.

Também foram apresentados resultados do TerraClass, projeto realizado em parceria com a Embrapa para monitorar e qualificar o uso e cobertura da terra em áreas desflorestadas da Amazônia Legal.

A apresentação com os dados do INPE está disponível aqui.

FONTE: INPE – INPE mostra dinâmica do desmatamento para comissão interministerial — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (www.gov.br)

Relacionadas: