MANAUS (AM) – A balsa ‘Comandante Souza’ foi atingida por uma explosão seguida de incêndio na madrugada deste sábado, 27, nas proximidades da Comunidade Santa Maria, localizada a cerca de 50 quilômetros de Manaus. Imagens que circulam em aplicativos de mensagens mostram vários passageiros com queimaduras graves pelo corpo nas margens do rio Negro minutos após o acidente. De acordo com informações preliminares, 59 pessoas foram resgatadas e sete continuam desaparecidas.
A embarcação saiu da capital amazonense na noite de sexta-feira, 26, com destino ao município de Santa Isabel do Rio Negro (AM), distante 630 quilômetros de Manaus.
O Governo do Amazonas afirmou em nota que as equipes do Corpo de Bombeiros (CBMAM), da Polícia Militar (PMAM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados após o incêndio e iniciaram os resgates imediatamente. Não há número oficial de vítimas que precisaram de atendimento médico e nem de óbitos registrados em decorrência do acidente. Os passageiros feridos estão sendo transferidos para as unidades hospitalares da capital amazonense.
De acordo com um passageiro, não identificado, as chamas tomaram a embarcação minutos após a explosão. Ele relatou que salvou um bebê de apenas três meses que viajava no momento do acidente “O barco pegou fogo no meio do rio e foi muito rápido. Creio que uns dez minutos o barco já estava em chamas, as pessoas desesperadas começaram a pular e nós ainda conseguimos salvar algumas pessoas, entre elas um bebê de três meses. Perdemos tudo, mas graças a Deus estamos vivos“, relatou.
Durante a madrugada de sábado, as equipes do Samu e do CBMAM ficaram posicionadas no porto do São Raimundo, na Zona Sul de Manaus, para receber os feridos e encaminhá-los para as unidades hospitalares na capital amazonense. A transferência das vítimas do local do acidente a Manaus ocorre por meio de “ambulanchas”. Ao todo, cerca de 30 passageiros já desembarcaram no local e as equipes aguardam a chegada de mais atingidos com o incêndio.
Na manhã deste sábado, os feridos também desembarcavam pela Marina do Davi, localizada na Zona Oeste de Manaus, segundo vídeos que circulam nas redes sociais. Eles estão sendo transferidos do local do incêndio até Manaus por meio de “ambulanchas”. Outros passageiros que não sofreram queimaduras também estão sendo trazidos para a capital amazonense.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) se manifestou neste sábado em uma rede social. Ele reforçou que o Governo do Estado prestará toda assistência às famílias e reafirmou que as equipes de resgate atuam na transferência das vítimas do local do incêndio para Manaus.
Jadson Lima – Da Cenarium / Editado por Jefferson Ramos – Ver fotos e vídeo em: Incêndio atinge embarcação no interior do AM (revistacenarium.com.br)
O Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil divulgou: Além de instaurar um Inquérito Administrativo, a Marinha do Brasil está empregando os seus meios para auxiliar nas buscas das vítimas do acidente da embarcação de passageiros “Comandante Souza III”. O Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles” saiu de Manaus, durante a tarde, e deve chegar no local do acidente ainda hoje (27). O Navio-Patrulha Fluvial “Amapá”, que estava realizando Patrulha Naval no rio Branco, também está sendo direcionado ao local do acidente com previsão de chegada amanhã (28) no período da manhã. COM9DN_NOTA_A_IMPRENSA 27JUL2024
Em 28 de julho de 2024, o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil emitiu nova Nota à Imprensa informando: Até o momento foram resgatadas 58 pessoas com vida. 3 pessoas foram a óbito, 2 encontradas na própria embarcação e uma faleceu no deslocamento para Manaus, após o resgate. De acordo com as informações coletadas, 5 pessoas ainda permanecem desaparecidas. COM9DN_NOTA_À_IMPRENSA_28JUL2024
Relacionadas:
- Três pessoas morrem em incêndio em embarcação no Amazonas (revistacenarium.com.br)
- Novo incêndio em barco no Amazonas deixa feridos e óbitos | EBC Rádios
- Novas informações sobre o incêndio do M Monteiro no Amazonas | EBC Rádios – Nota oficial do 9º Distrito Naval de Manaus, da Marinha do Brasil, informa que 186 pessoas foram resgatadas do incêndio navio motor M Monteiro no município de Uarini no Amazonas. O acidente com 4 vítimas fatais confirmadas pelos bombeiros aconteceu dia 29 de julho. Equipes continuam as buscas por desaparecidos.