Jornalista e contador de histórias fala mais sobre a figura mítica que representa a proteção ao meio ambiente
O Curupira é uma entidade do folclore indígena conhecido por ter os pés virados para trás e usar as próprias pegadas para confundir caçadores. Habitante das matas, é conhecido na mitologia como um guardião das florestas.
E é precisamente por isso que ele se tornou o símbolo do Dia do Protetor de Florestas, celebrado nesta quarta-feira (17).
Para falar mais sobre esse personagem e o que ele representa o Nacional Jovem conversou com o jornalista Maickon Serrão, o Pavu, que é contador de histórias relacionadas à Floresta Amazônica. Maickon é indígena e cresceu ouvindo histórias do curupira e de outros seres encantados da floresta. “Quando eu venho para cidade eu percebo que essas histórias são desconhecidas dessa nova geração”, conta.
Maickon apresenta o podcast Pavulagem voltado justamente para resgatar essas histórias contadas de modo tradicional nas comunidades amazônicas.
Ouça o bate-papo no player acima.
FONTE: EBC Rádios – Curupira é símbolo do Dia do Protetor de Florestas | EBC Rádios
Relacionadas:
- Queimadas: Amazônia foi região mais atingida pelo fogo neste ano | EBC Rádios – A área atingida pelo fogo no primeiro semestre deste ano foi de 4,48 milhões de hectares, sendo que 78% desse total ocorreu em vegetação nativa, a maioria em vegetação campestre (40%). Entre os biomas, a Amazônia registrou a maior área queimada, com 2,97 milhões de hectares – 66% do total atingido pelo fogo no país.
- Dia Mundial das Serpentes: entenda a importância desses répteis para o equilíbrio do ecossistema | EBC Rádios – Ele falou sobre a importância das cobras para o equilíbrio do ecossistema e contou algumas curiosidades sobre esses répteis, inclusive sua capacidade de vocalização, registrada pela primeira vez na América do Sul pelo próprio pesquisador. De acordo com Igor, existem mais de 4 mil espécies diferentes de cobras no mundo. No Brasil são 480 espécies, sendo mais de 200 só na Amazônia.
- Estudos alertam para aquecimento sem precedentes dos lagos da Amazônia | EBC Rádios – O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (17) falou sobre uma série de estudos, conduzidos pelo Instituto Mamirauá, que constataram um aquecimento sem precedentes das águas dos lagos da Amazônia. O entrevistado foi o pesquisador titular do Instituto Mamirauá, Ayan Fleishmann.