Reforçando a integração do Exército Brasileiro com os povos indígenas, Comandante Militar da Amazônia visita comunidades tradicionais na Terra Indígena Raposa – Serra do Sol.

Foto: CMA EB

Na oportunidade, o encontro com lideranças locais tratou de temas importantes no contexto da proteção integrada das fronteiras, como a presença histórica e constante do Exército Brasileiro na região, o trabalho de combate aos crimes transfronteiriços ao longo de toda a fronteira norte e a assistência de saúde prestada por militares a comunidades indígenas, que em 2023 totalizou mais de 60 mil ocorrências.

Nas comunidades visitadas, os indígenas mencionaram a relação histórica com o Marechal Rondon, militar que atuou na interligação telegráfica da Amazônia e na demarcação de fronteiras na região. Sua competência e boa relação com os indígenas o levaram a ser o primeiro Presidente do Serviço de Proteção aos Índios, órgão que antecedeu a FUNAI. Na Comunidade Indígena Ticoça, como símbolo de união e amizade, o Marechal Rondon deixou seu Sabre de combate, que permanece guardado até hoje pela Sra Avelina, herdeira do indígena que originalmente recebeu o artefato.

A atividade reafirmou o compromisso histórico do Exército Brasileiro na proteção dos habitantes e da soberania nacional nas fronteiras brasileiras, evidenciando que os valores da Instituição e dos seus militares do passado permanecem imutáveis face aos novos desafios.

FONTE: EXÉRCITO BRASILEIRO / COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – Comandante Militar da Amazônia visita comunidades na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol (eb.mil.br)Tradição e história marcam encontro com a guardiã do Sabre de Rondon na Raposa Serra do Sol (eb.mil.br)

Relacionadas:

      • Comandante Militar da Amazônia inspeciona Unidades Militares na fronteira com a Guiana (eb.mil.br) – Com o intuito de verificar o estado de prontidão das tropas na fronteira, o Comandante Militar da Amazônia visitou os Pelotões Especiais de Fronteira em Uiramutã e Normandia, subordinados ao Comando de Fronteira Roraima/7º BIS. Nesses pelotões, que desempenham papel fundamental na proteção das fronteiras e no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, verificou-se o preparo da tropa para as ações de patrulhamento de fronteira e de defesa externa. 
      • Exército e comunidade indígena mantém viva tradição de Rondon – Notícias – Exército Brasileiro (eb.mil.br) – O Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, deslocou-se até a comunidade indígena Ticoça, a cerca de 300 km de Boa Vista (RR), para encontrar-se com a Sra Avelina Melchior, atual detentora do sabre do Marechal Rondon. Ao desbravar o extremo norte brasileiro, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon esteve presente na comunidade, onde foi muito bem recebido e permaneceu por bastante tempo. Os indígenas, exímios conhecedores locais, guiaram Rondon pelas serras da região em sua missão de desbravar o território e inspecionar as fronteiras entre as décadas de 1920 e 1930.