Entre os dias 17 e 18 de julho, a Base de Pakilapi, uma das bases temporárias de apoio construída pela Operação CATRIMANI II com a finalidade de intensificar as ações de patrulha e ressaltar a presença do Estado em áreas de difícil acesso na Terra Indígena Yanomami (TIY), recebeu indígenas que necessitavam de atendimento médico de emergência.
A equipe de saúde da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), que opera em apoio às ações repressivas ao garimpo ilegal na TIY, garantiu atendimento médico a crianças e adultos indígenas. Mesmo cooperando com as operações militares, os profissionais de saúde das Forças Armadas estão prontos para apoiar a população brasileira em situações de emergência.
Em 12 de julho, uma criança Yanomami foi atendida pela equipe do Exército Brasileiro em Pakilapi. A equipe da base temporária conduziu uma teleconsulta com equipe médica do Exército em Boa Vista/RR. Além dos indígenas, foi realizado atendimento a um funcionário da FUNAI que também compareceu à base de saúde.
As Forças Armadas, por meio de sua disponibilidade permanente, vêm atuando diuturnamente em diversos locais do país contribuindo para o desenvolvimento nacional e paz social e são responsáveis por inúmeras entregas e benefícios à sociedade.
COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II
A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.
FONTE: CMA EXÉRCITO BRASILEIRO – Base Temporária da Operação CATRIMANI II presta assistência médica na TIY (eb.mil.br)