Barco da Saúde leva atendimento médico e odontológico a populações ribeirinhas

Expedição idealizada por alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic vai beneficiar comunidades do Pará

O projeto social Barco da Saúde está de volta. A expedição, idealizada por alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic, acontece de 2 a 11 de julho, nas cidades de Aveiro e Belterra, no Estado do Pará. O objetivo do projeto é levar atendimento médico e odontológico para as populações de comunidades ribeirinhas e indígenas, que têm pouco acesso à saúde.

A ação contará com uma equipe de 45 pessoas entre médicos, dentistas e alunos das duas áreas, mais os profissionais de suporte. Serão realizados atendimentos nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica geral, oftalmologia, pediatria, dermatologia e odontologia.  A expectativa é que sejam feitos entre 1.500 a 2.000 atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e idosos que vivem às margens dos rios da região, durante os 10 dias da expedição.

“A demanda da odontologia é bem grande e serão 8 profissionais e 7 alunos da Instituição que prestarão atendimento odontológico a adultos e crianças, além de levarem o projeto “Aprender Brincando sobre Saúde”, por meio de um livro que ensina a produzir atividades lúdicas de saúde bucal com material reciclável”, explica a professora Dra. Luciana Okajima, coordenadora da Odontologia.

“Já para os atendimentos médicos, serão 10 profissionais das áreas de Clínica Médica, Pediatria, Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia, mais um técnico em Ultrassonografia, um técnico de Ótica e 16 alunos”, esclarece o Prof. Dr. Marcos Teixeira, coordenador de Medicina. Dois fotógrafos também acompanharão a expedição fazendo o registro das atividades.

O Barco da Saúde consegue transformar a vida das pessoas que se beneficiam dos atendimentos. Esse poder transformador não se aplica apenas a elas, mas também aos estudantes que participam da expedição.  O projeto nasceu em 2017, em Campinas, e chega à sua 5ª edição em 2024, com o apoio da Ong Renovatio, que fornece óculos; Instituto Penido Burnier; EMS, com os medicamentos; a Azul Cargo Express e Faculdade São Leopoldo Mandic. Em quatro expedições anteriores, já foram realizados mais de 7 mil atendimentos.

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada, por 14 anos consecutivos, uma das dez melhores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, em seu corpo docente, professores doutores com vasta produção científica formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior.

Estruturada com laboratórios de última geração, clínicas odontológicas completas, cenários de prática em hospitais e Unidades Básicas de Saúde conveniados, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, bem como atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários. Dispõe de laboratórios de simulação realística, recursos modernos para diagnóstico e treinamento e HUB de Inovação, que estão a serviço dos cursos de graduação e pós-graduação.

Conta também com projetos de extensão como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico às comunidades carentes. A Faculdade São Leopoldo Mandic possui outras nove unidades distribuídas pelo País e uma em Portugal, que oferecem cursos de pós-graduação, e mais duas unidades de graduação em Medicina, nas cidades de Araras (SP) e Limeira (SP).

Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic; instagram.com/saoleopoldomandic/.

Assessoria de Imprensa:
Sílvia Balbo Messias – silvia.balbo@slmandic.edu.br – (19) 99852-8219
Thiago Toledo Araújo – thiago.araujo@slmandic.edu.br – (19) 99116-8884
Renato Parente – renato.parente@slmandic.edu.br

FONTE: Correio Eletrônico (e-mail) recebido do autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *