Bacia Amazônica segue com vazantes e rios com níveis baixos para o período

Boletim do SGB mostra que os rios localizados na parte centro-sul são os mais afetados pela seca

Foto: Agência Brasil – postada em: SGB 

Manaus (AM) – Parte dos rios que compõem a Bacia Amazônica seguem com níveis baixos para o período. Nesta última semana, o Rio Amazonas foi o que se mostrou com vazante em ritmo mais acelerado. A descida ficou entre 6 e 7 centímetros diários. Os dados constam no boletim de monitoramento hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil nesta quinta-feira (18/7).

Conforme o documento, em Manaus (AM), o nível atual do Rio Negro marcou a cota de 26,14 m. Já em Boa Vista (RR), o Rio Branco está com nível de 6,01 m e, em Porto Velho (RO), o nível atual do Rio Madeira é de 3,43 m.

A pesquisadora do SGB Jussara Cury afirma que os rios localizados na parte centro-sul, como o Juruá, Purus e Madeira, são os mais afetados pela seca. “Alguns trechos desses rios se mostram com níveis baixos e tendência de descida acentuada. Isso se deve especialmente à ausência de chuvas registrada no período”.

O boletim também mostra que, na estação Tabatinga, o rio apresentou descidas maiores nesta semana, mas os valores ainda são considerados normais para o período de início de vazante. A cota atual é de 5,28 m. Já na parte da região central, as descidas estão regulares. “Em alguns pontos, os níveis se apresentam mais baixos, porém ainda próximos da normalidade”, afirma Cury.

Outro ponto de destaque é que alguns trechos do Rio Negro, em Manaus (AM), apresentaram descidas regulares nesta última semana. Conforme o boletim do SGB, o nível do rio desceu entre 5 cm a 6 cm diários. Já o Alto Rio Negro, próximo a São Gabriel da Cachoeira, ainda registra oscilações com pequenas subidas e descidas, apontando a fase de estabilidade para iniciar a vazante.

O SGB segue monitorando a Bacia do Amazonas. Semanalmente, é divulgado um novo boletim no Portal do Sistema de Alerta Hidrológico: o SACE. Acesse AQUI.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia – Bacia Amazônica segue com vazantes e rios com níveis baixos para o período – SGB

Relacionada: Observatório do Clima – Secas extremas duram mais e podem isolar 50% das comunidades da Amazônia – OC | Observatório do Clima