16ª Brigada de Infantaria de Selva fortalece vínculo com FUNAI e UNIJAVA no Vale do Javari

Fortalecendo os vínculos da Brigada das Missões com instituições atuantes no Vale do Javari, o Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), General Almeida Júnior, realizou visitas à FUNAI e à UNIJAVA, ambas no município de Atalaia do Norte (AM).  

Foto: CMA EB

Na FUNAI, a visita à coordenação regional teve como objetivos felicitar a Sra. Nely Barbosa Duarte Dollis, que assumiu recentemente a chefia local e, ainda, firmar parcerias para ações integradas, voltadas para a Terra Indígena Vale do Javari (TIVJ), reforçando o compromisso da Brigada das Missões com a preservação e proteção dos povos originários. 

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIJAVA) é uma organização representativa das 7 (sete) etnias do Vale do Javari. Na sede da instituição, o Comandante da 16ª Bda Inf Sl foi recebido pelo Sr Bushe Matis, Coordenador da UNIJAVA, e pelo Sr Orlando Possuelo, Assessor Técnico da Equipe de Vigilância da UNIVAJA (EVU). 

Na visita, foram ressaltadas as constantes ações da Brigada das Missões na colaboração aos combates a quaisquer ameaças na TIVJ e seus acessos, bem como, se abordou que todos os trabalhos devam ser completamente integrados, entre todos os participantes e envolvidos, a fim de se obter mais eficiência e eficácia nos resultados. 

Ainda, o Sr Bushi Matis e as lideranças que se fizeram presentes ressaltaram a importância da parceria com o Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia, além das várias operações e ações cívico-sociais (ACISO) que estão ocorrendo na área, mitigando os problemas existentes

FONTE: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA EXÉRCITO BRASILEIRO – 16ª Brigada de Infantaria de Selva fortalece vínculo com FUNAI e UNIJAVA no Vale do Javari (eb.mil.br) 

Relacionada:

Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva realiza visitas que fortalecem os laços com instituições na tríplice fronteira (eb.mil.br) Durante os encontros, o Comandante da Brigada abordou as missões e ações da Brigada, na região da Tríplice Fronteira, em apoio ao combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, além da proteção e preservação do meio ambiente e dos povos originários.