A forte seca que vem atingindo o estado do Acre já apresenta seus efeitos negativos, com um aumento significativo no número de focos de incêndio em 2024, em comparação aos anos anteriores. Segundo o painel de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até este sábado (15), o Acre já registra 78 focos de incêndio, enquanto em 2023 esse número era de apenas 23. Esse aumento representa um crescimento de 239,13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Foto postada em:  O ALTO ACRE

Apesar do crescimento expressivo, os dados só são alarmantes quando comparados ao ano anterior. Desde o início do monitoramento dos focos de incêndio, em 1998, apenas em 2020 foram registrados mais focos no mesmo período nos 27 anos observados.

No panorama nacional, apenas três estados superaram o Acre no crescimento percentual de focos de incêndio em comparação ao ano anterior. São eles: Rio de Janeiro, com um aumento de 244%; Mato Grosso do Sul, com 259%; e Roraima, com 266%.

Em âmbito nacional, o aumento nos focos de incêndio foi de 57%. Nos territórios que compõem a Amazônia Legal, o acréscimo foi ainda maior, atingindo 80% no mesmo período.

TEXTO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: O ALTO ACRE 

FONTE: Seca intensa eleva focos de incêndio no Acre em 2024 239,13% em relação ao mesmo período do ano anterior – O Alto Acre 

Relacionada: Focos de incêndio no Acre superam a média nacional em 2024 e crescem quase 240%, aponta Inpe – ContilNet Notícias (contilnetnoticias.com.br)