Pela primeira vez, FAB participa de uma Ação Cívico-Social Internacional

Força Aérea Brasileira troca experiências e conhecimento no Exercício Resolute Sentinel, exercício que teve o objetivo realizar atividades de saúde em conjunto

Entre os dias 27/05 e 14/06, médicos do Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Peru uniram esforços em uma missão humanitária e de intercâmbio profissional, o Resolute Sentinel (RS24), um Exercício Conjunto multinacional do Comando do Sul dos Estados Unidos (U.S. Southern Command).

Nesse exercício, realizado nas cidades de Iquitos, Pucallpa e Limam, no Peru, a participação da saúde consistiu na realização de uma Ação Cívico -Social (ACISO), envolvendo equipes de saúde dos Estados Unidos, Peru e Brasil, que operaram de forma conjunta nos atendimentos médicos e odontológicos à população das cidades.

Para essa missão, foram enviados médicos especialistas em pediatria e dermatologia, além de dentistas e técnicos de enfermagem, todos militares da FAB. Segundo a Comandante do HCAMP, Major Médica Juliana Freire Vanderstten, a FAB atuou nas ACISO e em evacuações aeromédicas (EVAM), em dois locais da Amazônia Peruana: Iquitos e Pucallpa, com atendimento médico e odontológico. “Nós operamos e atendemos em conjunto com os médicos peruanos e americanos, o que foi importantíssimo, pois tivemos muita troca de experiências. Eles se surpreenderam muito com a nossa forma de trabalhar, principalmente com a forma que atuamos na Operação Excelsior, que é uma missão ACISO”, explicou a médica da FAB.

As equipes médicas que participaram da Resolute Sentinel foram incorporadas nas salas de emergência, ambulatórios e centros cirúrgicos das cidades e, assim, os médicos e profissionais de saúde foram integrados nas estruturas locais, trabalhando em conjunto para atender casos de urgência, realizar cirurgias e fornecer cuidados ambulatoriais, dando apoio aos hospitais das regiões.

Dessa maneira, este esforço colaborativo não apenas aumentou a capacidade de atendimento das unidades de saúde locais, como também proporcionou uma oportunidade única para o intercâmbio de práticas médicas e conhecimentos técnicos, deixando um legado de cooperação internacional e de compromisso com a saúde global, mostrando que a união de esforços supera fronteiras

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Fotos: Divulgação