No dia 20 de junho, a Operação Catrimani II atualizou os dados dos atendimentos realizados pelo Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas”, que atuou ao longo da Foz do Rio Catrimani, promovendo atendimentos médicos (clínica geral), odontológicos e farmacêuticos às comunidades ribeirinhas e indígenas da Terra Indígena Yanomami.
A ação, que faz parte da Operação Catrimani II, articulada pela Casa de Governo de Roraima, já atendeu em torno de 675 pessoas e realizou 9.683 procedimentos médicos e odontológicos, entre os dias 07 a 18 de junho, pela Marinha do Brasil. A Operação estuda novas possibilidades de assistência hospitalar na região.
O NAsH efetuou os atendimentos de assistência a diversas comunidades ribeirinhas e indígenas da TIY, entre elas: Sacaí, Tapanaruca/Vila da Cota, Bacabal, Santa Helena e Terra Preta/ Santa Maria.
Comando Conjunto Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.
FONTE: MARINHA DO BRASIL 9º DISTRITO NAVAL – Operação Catrimani II realiza mais atendimentos médicos na Terra Indígena Yanomami | Comando Do 9° Distrito Naval (marinha.mil.br)
Relacionada: Navio da Marinha entra pela primeira vez na Terra Indígena Yanomami | Comando Do 9° Distrito Naval