No dia 22 de maio, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Rondônia”, realizando ações de Patrulha Naval no rio Japurá, abordou uma embarcação que apresentava avarias na sua proa e duas pessoas acidentadas a bordo, que foram prontamente atendidas pela equipe médica do Navio.

Embarcação avariada abordada no rio Japurá – Foto: Marinha do Brasil

Concomitantemente, foi realizada uma Inspeção Naval na embarcação, onde foram encontrados 12 kg de substâncias entorpecentes do tipo “skunk” na bagagem de um dos passageiros. O suspeito e o material apreendido foram conduzidos para a 60ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maraã-AM. Os acidentados foram orientados a prosseguir o atendimento médico em Unidade de Saúde daquele município.

As ações fazem parte da Operação ORION / Ágata 2º trimestre, que consiste no patrulhamento realizado pela Marinha do Brasil e pela Armada da República da Colômbia, na região de fronteira dentro da jurisdição de cada país, no sentido de intensificar a presença do Estado e contribuir para redução dos delitos transfronteiriços e ambientais na região.

FONTE: 9º DISTRITO NAVAL – Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia” apreende material ilícito no rio Japurá | Comando Do 9° Distrito Naval (marinha.mil.br)