Ministra Sonia Guajajara participa de encontro com povos indígenas em Rondônia

Lideranças de trinta povos indígenas de Rondônia, noroeste de Mato Grosso e sul do Amazonas entregaram documentos com reivindicações à ministra

– Foto: Ascom | MPI

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, reuniu-se com mais de 220 lideranças na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal, Rondônia, para participar do Iº Diálogo dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste de Mato Grosso e Sul do Amazonas. O encontro foi realizado nos dias 27 e 28 de junho e contou com representantes de mais de 30 povos indígenas que vivem na região.

O objetivo central do encontro foi buscar junto ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI), à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), a solução dos problemas dos territórios indígenas e sobre os desafios em diversas áreas como saúde, educação, demarcação, vigilância, proteção, fiscalização, limites territoriais, alternativas econômicas, PNGATI/PGTA, além de outras demandas entregues através de documentos pelas lideranças presentes no evento.

Sonia Guajajara fez um relato das atividades informando às comunidades presentes sobre as terras indígenas em que o MPI coordena junto com outros órgãos do governo para realização da desintrusão de invasores, sejam eles grileiros, fazendeiros, madeireiros ou garimpeiros. Além disso, a ministra falou de outras estratégias para ampliar a resolução de conflitos fundiários, como por exemplo o diálogo do MPI com o governo de cada Estado, a partir da situação de cada área indígena e avançar para demarcar TIs que possam ser resolvidas com contrapartidas entre as áreas estaduais e federais.

Outras questões levantadas pela comunidade indígena à ministra, foi a necessidade de abordar as questões relacionadas à saúde indígena e ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o combate à exploração do trabalho indígena com a eliminação de postos de subemprego e criação de canais de comunicação para denúncias de exploração do trabalho indígena, tanto em contextos urbanos quanto rurais.

As lideranças presentes entregaram vários documentos com suas demandas à ministra Sônia Guajajara e à presidente substituta da Funai, Mislene Ticuna. Estiveram no evento representantes de povos indígenas que vivem em Rondônia, noroeste do Mato Grosso e sul do Amazonas: Apurinã, Aikanã, Kwazá, Oro Eo, Oro Nao, Oro Waram Xijein, oro Waram, Kathithaulu, Nambikuara, Krenak, Kanoé, Sakirabiar, Amondawa, Kithãulu, Paiter-Suruí, Cinta Larga, Kassupá, Mamaindê, Djeromitxi, Kaxarari, Karitiana, Tupari, Kampé, Makurap, Kanoê, Guarasugwe, Puruborá, Karo-Arara, Gavião-Ikolen, Uru Eu Wau Wau, Kujubim, Wayuru,Terena, Manoke, Zoró, Manduca, Rikbaktsa, Oro Mon, Enawene Nawe, Irantxe, Sabane.

A ministra ressaltou que agora é o momento do mundo olhar para os indígenas, para o protagonismo que representam e pelo papel que exercem diante do planeta, protegendo os territórios. “Somos só 5% da população mundial, mas protegemos 82% da biodiversidade do mundo. Se os direitos indígenas estão ameaçados, a vida no planeta está ameaçada”, disse Guajajara para centenas de lideranças indígenas, caciques (homens e mulheres), jovens, crianças e demais participantes da comunidade e do governo, na aldeia.

FONTE: MPI – Ministra Sonia Guajajara participa de encontro com povos indígenas em Rondônia — Ministério dos Povos Indígenas (www.gov.br) 

Relacionadas: