O evento acontece como resultado de Memorando de Entendimento sobre Manejo Integrado do Fogo assinado pelos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
Brasília (10/06/2024) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou nos dias 3, 4 e 5 de junho, do primeiro encontro da Rede Amazônica de Manejo Integrado do Fogo (Ramif). Durante o evento, os oito países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, propuseram ações coordenadas que serão executadas para prevenção e combate aos incêndios florestais na Amazônia ao longo dos próximos dois anos.
“Foi assinado Memorando de Entendimento sobre Manejo Integrado do Fogo entre todos os países da OTCA, sendo a implementação da Ramif o primeiro grande acontecimento após a assinatura desse documento.” disse o analista ambiental Lemuel Alcantara, que representou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama.
A convenção, que foi realizada em Lima, capital do Peru, contou com a presença da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável pela coordenação da Rede no país, do Ministério da Saúde, da Defesa Civil e do Ibama, representado no evento pelo Prevfogo, que foi o responsável pela articulação interinstitucional com os países presentes na convenção para proteção da floresta Amazônica.
“O Prevfogo, como sistema nacional de prevenção e combate aos incêndios florestais pode mostrar no evento a efetividade das técnicas utilizadas no Brasil para proteção da Amazônia e a atuação de seu programa de brigadas.”, declara Lemuel.
Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama participa de reunião sobre combate a incêndios florestais na Amazônia — Ibama (www.gov.br)