Operação do Governo Federal é coordenada pela Casa Civil

Foto: Superintendência do Ibama do estado de Rondônia

Brasília (28/06/2024) – O Ibama participou das primeiras ações da operação de desintrusão da Terra Indígena Karipuna, localizada nos municípios de Nova Mamoré e Porto Velho, em Rondônia, no mês de junho.

A operação, coordenada pela Casa Civil, contou com a atuação do Instituto e de outros órgãos governamentais no combate às práticas de degradação ambiental, como desmatamento, caça e pesca ilegal, e a invasão de área protegida com fins de obtenção de lucro através do desenvolvimento de atividades agrossilvipastoris.

As equipes do Ibama, compostas por 30 servidores, destruíram dez acampamentos que pertenciam aos invasores, madeireiros e caçadores ilegais.

Ocorreram ainda a inutilização completa de cinco pontes utilizadas pelos invasores que davam acesso a TI Karipuna, a apreensão de 35 m³ de madeira serrada, a destruição de armadilhas de caça e de outros aparatos utilizados pelos infratores nos crimes ambientais.

As ações fiscalizatórias ocorreram por terra, água e ar, num esforço conjunto entre as agências com o objetivo de restaurar a ordem e a segurança na região. A operação de desintrusão terá continuidade no mês de julho.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama participa de operação de desintrusão da Terra Indígena Karipuna, em Rondônia — Ibama (www.gov.br)