Primeiro encontro da Comissão Técnica Tripartite discutiu propostas sobre Emergência Climática e Transformação Ecológica
Brasília (07/06/2024) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Superintendência de Roraima, participou nesta semana do primeiro encontro da Comissão Técnica Tripartite, um espaço de diálogo entre órgãos e entidades ambientais do estado.
Coordenado pela Comissão Organizadora da Conferência Estadual do Meio Ambiente, o evento teve como objetivo discutir a realização das conferências municipais em Roraima, previstas para ocorrer até dezembro de 2024. Essas conferências apresentarão propostas sobre a Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica, temas centrais da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Durante a reunião, foram discutidos o histórico da mudança climática global, suas causas e consequências – como ondas de calor e inundações – e as estratégias de mitigação e adaptação a eventos climáticos extremos. Além disso, foram apresentados os eixos temáticos para as conferências, incluindo a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a prevenção de riscos e diminuição de perdas e danos.
A Comissão Técnica Tripartite inclui representantes do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Boa Vista (Semma) e da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anama).
Os debates durante as conferências são abertos à sociedade e contam com a participação de órgãos governamentais, universidades, setores produtivos, organizações não-governamentais, movimentos sociais, representantes de entidades da sociedade civil e outros. A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 8 de julho, quando será apresentada a metodologia para a realização das conferências municipais.
Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama participa de discussões sobre conferências ambientais em Roraima — Ibama (www.gov.br)