Objetivo de devolver o domínio da região aos povos originários

Foto: Divulgação MJSP

A Força Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, prossegue nesta segunda-feira, a retirada de garimpeiros e madeireiros ilegais na Terra Indígena Karipuna, localizada nos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, em Rondônia. A ação começou na sexta-feira, 31/05, e tem o objetivo de devolver o domínio da região aos povos originários.

A região Karipuna enfrenta ameaças devido às atividades ilegais de madeireiros e garimpeiros, que exploram os recursos naturais, contaminam os rios, colocam em risco a saúde da população local e ameaçam a cultura e a organização social dos povos indígenas.

De acordo com dados da Plataforma Brasil Mais, em 2023 foram registrados 51 alertas de desmatamento na Terra Indígena Karipuna. Em comparação com o ano de 2022, durante os últimos 12 meses do governo anterior, foram registrados 435 alertas de desmatamento no local.

O governo federal informou que os grupos invasores serão retirados de forma pacífica. Também faz parte da operação, a reintegração de posse de terras da União e destruição de instalações e de acessos que possibilitem a reocupação dos invasores.

Após a retirada dos garimpeiros e madeireiros, a região será monitorada para a elaboração de um plano de sustentabilidade do território, em parceria com Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério da Defesa.

Karipuna tem 153 mil hectares, com a população indígena distribuída em duas comunidades. Devido ao histórico de extermínio, são comunidades pequenas compostas, em maior parte, por jovens que estabelecem relações de trabalho nos distritos e vilas de Porto Velho.

FONTE: EBC – Força NacionaL continua a retirar invasores da Terra Indígena Karipuna | Radioagência Nacional (ebc.com.br)