Dia 05 de junho de 1991, Dia do Meio Ambiente e da criação da Ecoamazônia – Fundação para o Ecodesenvolvimento da Amazônia.
O deferimento com aprovação de homologação pelo Ministério Público da União – Ministério Público do Distrito federal e Territórios – Coordenadoria de Tutela das Fundações é datado de 02 de outubro de 1991.
A Ecoamazônia surgiu de um sonho de podermos criar e participar de uma instituição não governamental independente, transparente e preocupada no equilíbrio entre o desenvolvimento e a conservação da Amazônia.
Conseguimos nestes 33 anos, após muito esforço juntamente com nossos colaboradores, criar em nossa instituição um grande sentimento de brasilidade e patriotismo, para que a Amazônia brasileira venha a se desenvolver com harmonia entre o meio ambiente e a sua exploração sustentável.
A Ecoamazônia é totalmente independente de fatores políticos, ideológicos e econômicos contrários à soberania da Amazônia brasileira, já que em sua trajetória nunca recebeu recursos oficiais e muito menos de instituições nacionais e estrangeiras, sendo mantida às custas de seus dirigentes e desenvolvendo como linha principal ações de educação ambiental, participação em conselhos comunitários e oficiais e desenvolvendo a disseminação de informações atualizadas sobre a região amazônica através de seu site oficial na internet iniciado a partir de 2001.
Atualmente tem participação ativa nos seguintes conselhos ligados ao desenvolvimento junto ao estado de Roraima, quais sejam: CEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente e CRH – Conselho Estadual de Recursos Hídricos. A Ecoamazônia também participa junto ao CONSEMMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Boa Vista, capital do estado de Roraima.
Era um site pouco interativo, a média mensal de acessos não atingia 100 visualizações. apresentava textos de autoria de seu presidente sobre a Amazônia, o zoneamento econômico ecológico (ZEE) e sobre aspectos do meio ambiente e dos recursos naturais de Roraima. esses textos ainda estão disponíveis no site: https://www.ecoamazonia.org.br/publicacoes/
Em fevereiro de 2011 foi implantada a nova versão do site da Ecoamazônia, mais interativo, com constante atualização, seja de material próprio, seja de colaboradores em geral. havia uma expectativa de 150 visualizações diárias, em média, e uma média mensal de 4500 visualizações
Hoje o site apresenta mais de 18.500 postagens. uma média diária superior a 245 visualizações e uma média mensal superior a 7400 acessos
Algumas postagens ultrapassaram as dez mil visualizações, entre elas:
- Divisas e Fronteiras da Amazônia – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- Tupi – Guarani – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- A Lenda do Muiraquitã – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- Relatório da Funai desmente narrativa de abandono dos Yanomami – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- A farsa ianomâmi e a cobiça internacional sobre a Amazônia – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- Região onde fazem divisa os Estados do Amazonas, Rondônia e Acre é o faroeste brasileiro, diz pastoral – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- A Riqueza de Roraima – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- Orquídeas nativas são apreendidas pelo Ibama em Mato Grosso do Sul – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- Tribo de índios isolados da Amazônia: filmagem do primeiro contato – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
- As hidrelétricas poluem quatro vezes mais que o estimado, segundo um estudo do IC3 e INPA – Ecoamazônia (ecoamazonia.org.br)
O site da Ecoamazônia – www.ecoamazonia.org.br – conta com inúmeros articulistas, entre os quais: Hiram Reis e Silva, Marquelino Santana, Higino Veiga Macedo e Lourismar Barroso.
Enfim, através desta presidência e dos membros do Conselho Curador gostaríamos de agradecer a todos vocês internautas e colaboradores que com o seu apoio nos ajudaram a consolidar esta instituição que sempre defenderá a soberania irrestrita sobre a Amazônia que é e será sempre de todos nós brasileiros.
Jaime de Agostinho
Presidente da Ecoamazônia
Deixe um comentário