Crianças Yanomami têm apresentado baixa estatura e estão sujeitas a desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e comportamentais
O Tarde Nacional – Amazônia desta segunda-feira (17) falou sobre a crise nutricional enfrentada pelas crianças Yanomami. O entrevistado foi o pós-doutorando do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Thiago Araújo.
Ele é um dos autores do artigo científico que alerta para as consequências da desnutrição infantil a longo prazo.
Segundo o pesquisador, por conta do alto grau de desnutrição, as crianças Yanomami têm apresentado baixa estatura e estão sujeitas a desenvolver diversas doenças, como as cardiovasculares, comportamentais e diabetes. E esses riscos, de acordo com ele, poderão ser transmitidos para as próximas gerações.
Thiago Araújo destacou a urgência de ações para reverter o quadro de desnutrição infantil entre os indígenas e frisou que não é possível dissociar a problemática alimentar das diversas ameaças ao povo Yanomami e ao seu território.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.
FONTE: EBC RÁDIOS – Desnutrição infantil pode gerar consequências por gerações entre os Yanomami | EBC Rádios
Relacionada: Funai defende continuidade de ações na Terra Yanomami | Agência Brasil (ebc.com.br) – A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, defendeu hoje (18) a continuidade das ações no território indígena dos Yanomami para garantir a integridade da população e a retirada do garimpo ilegal que ainda existe na região. Nos últimos anos, a expansão do garimpo e de invasores nas terras yanomami agravaram a crise do povo indígena. Em janeiro do ano passado, a repercussão da crise humanitária vivida pelos cerca de 27 mil indígenas na região causou uma comoção nacional.