Comando Militar da Amazônia – Operacionalidade

Comando Militar da Amazônia realiza transporte de usina de oxigênio para o município de Borba

Em uma operação logística de grande importância para a região amazônica, o Comando Militar da Amazônia (CMA), por meio do Centro de Embarcações do CMA (CECMA), concluiu com êxito o transporte de uma usina de oxigênio até o município de Borba, localizado a 210 quilômetros de Manaus. A missão contou com a participação de nove militares do CECMA, que utilizaram o Ferry Boat Uirá para a realização do transporte.

A ação demonstra o compromisso contínuo do Exército Brasileiro com a população amazônida, reforçando tanto a defesa e proteção da Amazônia quanto o apoio às comunidades locais. A nova usina de oxigênio será instalada no Hospital Regional Vó Mundoca, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Com uma capacidade de produção de 30 metros cúbicos por hora, a usina está preparada para atender a demanda dos 53 leitos do hospital, além de suprir as necessidades de nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na região. A expectativa é que o equipamento também beneficie a população dos municípios vizinhos de Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã, ampliando o acesso a oxigênio medicinal em um momento crucial para a saúde pública local.

Esta iniciativa é mais uma prova da dedicação do Exército Brasileiro em apoiar as comunidades amazônicas.

Cmdo Fron Solimões/8° BIS: Capacitação sobre as etnias da terra indígena Vale do Javari

Buscando manter a prontidão operacional e capacidade de apoio aos órgãos ambientais e à FUNAI na proteção dos povos originários e na preservação da Amazônia, militares do Cmdo Fron Solimões/8° BIS participaram de uma capacitação conduzida pelo Coordenado da Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari, na qual foi apresentado um panorama das diversas etnias existentes na Terra Indígena Vale do Javari, seus costumes e sua relação com a preservação da natureza.

O CFSol/8° BIS apoia as atividades da FUNAI no cuidado e proteção dos povos indígenas, e busca capacitar sua tropa para cumprir sua missão de Defesa da Pátria na região do Vale do Javari, respeitando e apoiando os povos originários e as populações amazônidas.

Tecnologia e prontidão da 17ª Bda Inf Sl garantem sucesso na operação de desintrusão da terra indígena Karipuna

A manutenção da prontidão logística e operacional da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) tem sido fundamental para o apoio realizado aos efetivos empregados na desintrusão da Terra Indígena Karipuna. O apoio realizado pelo 17° Pelotão de Comunicações de Selva tem sido também fundamental, instalando, explorando, mantendo e protegendo os meios de Comando e Controle, proporcionando de forma segura e fidedigna, as Comunicações Táticas no contexto da Operação.

Dentre as tecnologias empregadas, destaca-se o emprego dos equipamentos satelitais, proporcionando maior precisão para os deslocamentos realizados, por meio de equipamentos de georeferenciamento, e contato com a Base ou qualquer outro local do país, por meio dos telefones satelitais, aumentando a segurança das operações e diminuindo os impactos da atuação dos agentes em áreas isoladas.

5º Batalhão de Engenharia de Construção avança na implantação de vias laterais da BR-364 em Jaru-RO

O 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5° BEC) tem avançado nos trabalhos de implantação das vias laterais na travessia urbana da Rodovia BR-364 no município de Jaru, no Estado de Rondônia.

A BR-364 é uma das principais rodovias do interior do Brasil, constituindo-se em espinha dorsal do Estado de Rondônia, permitindo a sua ligação com os Estados do Acre e do Mato Grosso.

Ao executar Obras de Cooperação, a Engenharia do Exército coopera com o desenvolvimento nacional, adestra os seus quadros, mantém a eficiência operacional e o estado de prontidão de seus Batalhões de Engenharia de Construção

16ª Brigada de Infantaria de Selva e Instituto Amor Maior realizam 167 atendimentos em ação de saúde em Tefé

Tefé (AM) – Neste sábado, 22 de junho, a Companhia do Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl) apoiou a ACISO feita em parceria com o  Instituto Amor Maior.

Na oportunidade, foram realizados 40 atendimentos de clínicos gerais; 40 de enfermagem; 13 de fisioterapia, 15 de ortopedia; 20 de odontologia; 17 de farmácia, onde foram entregues 124 medicações e 6 atendimentos de administração de medicação, perfazendo 167 atendimentos à sociedade tefeense no Bairro São João. A atividade também contou com a presença da Banda de Música.

FONTE: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA EXÉRCITO BRASILEIRO (CMA EB)

Relacionadas: