Comando Militar da Amazônia – Operacionalidade

Com o objetivo de reprimir crimes ambientais, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) empregou o Comando de Fronteira Rondônia/6° BIS, em Operação de Cooperação e Coordenação com Agências, na região da Ponta do Abunã/RO, no período de 19 a 22 de junho de 2024, no contexto da Operação Curaretinga II.

A operação contou com a participação de militares do 54° BIS, 4° BIS, 61° BIS e agentes de órgãos de Segurança Pública e Fiscalização, como: IBAMA, ICMBio, Polícia Militar de Rondônia, Polícia Militar Ambiental de Rondônia e Polícia Militar Ambiental do Amazonas.

Durante a operação, foram apreendidos os seguintes materiais: caminhões, tratores, armamentos, motosserras, madeira nobre, maquinários de serraria, dentre outros. O valor total das apreensões é estimado em R$ 1.880.000,00

Humaitá (AM) – No período de 17 a 21 de junho de 2024, o 54° Batalhão de Infantaria de Selva (54° BIS), em parceria com o Poder Judiciário e outras 50 (cinquenta) Instituições Públicas, participou da 1ª Edição do Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal.

A cooperação interagências realizada, simultaneamente, nos municípios de Humaita-AM e Labrea-AM, visou garantir o acesso à justiça e à cidadania, ofertando serviços como: emissão de documentos pessoais; orientações previdenciárias, trabalhistas, jurídicas, fundiárias e ambientais.

Na ocasião, o 54° BIS realizou 524 atendimentos médicos e odontológicos, assistindo cerca de 85 indígenas das comunidades locais.

FONTE: COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA EXÉRCITO BRASILEIRO (CMA EB)

Relacionadas: