A missão envolveu um planejamento detalhado e a utilização de embarcações específicas essenciais para a navegação pelos rios da Amazônia, permitindo a entrega eficiente e segura dos gêneros necessários para o suporte das operações militares na área.
A cooperação entre as duas Forças Armadas denota a sinergia necessária para enfrentar os desafios logísticos da região, ratificando o foco nas vocações estratégicas do Comando Militar da Amazônia (CMA), assegurando à 16ª Brigada de Infantaria de Selva a prontidão logística para cumprir suas missões em prol da defesa e proteção dos povos originários e da soberania nacional.
FONTE: EXÉRCITO BRASILEIRO COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – Ação Conjunta com a Marinha reforça prontidão logística da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (eb.mil.br)
Relacionadas:
- O mês de junho é marcado por novas ações de desintrusão na Operação CATRIMANI II (eb.mil.br) – No dia 22 de junho, no âmbito da Operação CATRIMANI II, nova ação de desintrusão na Terra Indígena Yanomami (TIY) foi realizada, visando à inutilização de acampamentos que apoiavam o desenvolvimento de atividades ilícitas em garimpos ilegais na região de Surucucu. As ações realizadas em junho contam com a participação de tropas operacionais do Comando Conjunto CATRIMANI II, agentes da Polícia Federal, IBAMA, entre outras agências do governo, em coordenação e articulação com a Casa de Governo de Roraima.
- Mais de R$ 6 milhões são apreendidos em materiais e madeiras de origem ilegal em Operação Curaretinga II (eb.mil.br) – Visando o combate aos ilícitos ambientais e a proteção do meio ambiente, no período de 12 a 22 de junho de 2024, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a Operação Curaretinga II, empregando o Comando de Fronteira Rondônia/6º BIS, na região da Ponta do Abunã/RO, e o Comando de Fronteira Acre/4º BIS, na região de Boca do Acre/AC. Durante a operação, foram apreendidos caminhões, tratores, armamentos, motosserras, madeira de origem ilegal, maquinários, dentre outros. O valor total das apreensões e das multas aplicadas é estimado em R$ 6,5 milhões.
- Operação CATRIMANI II inutiliza acampamentos e equipamentos na Terra Indígena Yanomami (eb.mil.br) – Nesta sexta-feira (21), a Operação CATRIMANI II, sob coordenação da Casa de Governo, deu continuidade às ações de desintrusão aos garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami (TIY) inutilizando novos acampamentos e equipamentos que auxiliavam no desenvolvimento de atividades ilícitas. Os acampamentos se encontravam em uma área de difícil acesso, rodeada por densas florestas, na região de Surucucu, e resultou na destruição de 02 acampamentos estruturados com barracas, colchões, cozinha com freezer, fogão e outros utensílios, 04 motores e 02 geradores de energia.