A Terceira Margem – Parte DCCXLIX

Jornada Patriótica – 3ª Perna

Hiram Reis e Silva – O canoeiro

Arroio Aguirre – Ilha Grande (01.04.2016)

O humilhante fim da era Lula. A soberba, a arrogância, a certeza de que nada poderia dar errado fizeram com que Lula colocasse no poder Dilma Rousseff, a mais incapacitada Presidente da história.
(Hugo Cilo ‒ Istoé Dinheiro, São Paulo, SP, 01.04.2016)

Às 06h25, partimos do Arroio Aguirre (Capilla). Avistamos diversos barcos de pesca ao longo de Capilla que tinham saído do Arroio Aguirrre e aproximei-me de um deles para comprar alguns peixes, a pedido do Norberto. O Sr. Edgar e esposa que estavam recolhendo o fruto de seu labor das redes amavelmente recusaram-se a receber pagamento pelos mesmos. Uma brisa fresca e céu limpo nos acompanharam, até às 10h00, quando fiz uma parada de 20 minutos nas proximidades da Ponta do Salso num banco de areia a 500 m da praia, onde o Norberto, literalmente, enredou-se numa malhadeira. A partir dessa parada o vento de proa (NE) começou a aumentar chegando aos 6 nós quando adentramos na Boca Sul do Canal São Gonçalo às 14h00. Paramos em Santa Isabel para realizar algumas compras e seguimos para região da Ilha Grande onde aportamos as 16h35. Percorremos 64,7 km.

²  1° Perna Total =         349,1 km.
²  2° Perna Total =         322,2 km.
²  3° Perna Parcial =       249,8 km.
²  Total Parcial =            921,1 km.

Ilha Grande – VSG (02 a 03.04.2016)

A Presidente Dilma Rousseff (PT) perdeu as condições de governar o país. […] Depois de seu partido protagonizar os maiores escândalos de corrupção de que se tem notícia; depois de se reeleger à custa de clamoroso estelionato eleitoral; depois de seu governo provocar a pior recessão da história, Dilma colhe o que merece.
(Editorial ‒ Folha de S. Paulo, São Paulo, SP, 02.04.2016)

“Jamais renunciarei”, disse a Presidente Dilma Rousseff,
em sua página oficial no Facebook, neste domingo.
(Paula Soprana e Marcelo Moura ‒ Revista Época, São Paulo, SP, 03.04.2016)

Acordamos às 05h00, o Norberto precisava chegar à Eclusa até as 11h00, senão ele teria de aguardar o próximo horário, às 15h00, para realizar a transposição. Partimos do “Portinho”, região de Ilha Grande, às 05h41, exatamente uma hora antes do Sol nascer. O Canal São Gonçalo estava a uns 20 cm acima da cota em que o encontráramos quando adentramos na Mirim.

A viagem foi tranquila e por volta das 10h30 transpus uma das comportas da Eclusa sem qualquer dificuldade. Aportei no VSG, às 13h10, onde fui recebido efusivamente pelo Comodoro Dr. João Carlos Hosni que gentilmente permitiu que acampássemos na área do Clube, tendo em vista que as instalações das churras­queiras estavam reservadas a um evento social.

Busquei, novamente, apoio de nossos prestativos Bombeiros tendo em vista as condições de mau tempo previstas. A Brigada Militar do Rio Grande do Sul tem-nos apoiado infalivelmente desde minha primeira investida pelos Mares de Dentro.

Hino dos Bombeiros do Rio Grande do Sul

Corre, o soldado destemido
Para as chamas enfrentar.
Mostra que teu lema no perigo
É a coragem singular.

Quando bate o sino do alarme
E o incêndio faz clarão
Vem, no carro dos bombeiros
O socorro, a perícia, o brasão.

Hás de lutar com devoção
Para salvar o teu irmão.
Hás de apagar o fogo atroz
E com vento e o pensamento és tão veloz.

Quando as paredes se debruçam
A fumaça invade o ar
Nada te detém, porque se aguçam
Tuas forças para lutar.

Se o incêndio é um campo de batalha
Devassando sem temor,
Há no Corpo de Bombeiros
A essência do brio e do valor.

Mais uma vez, valemo-nos do nosso caro parceiro e “Soldado do Fogo” Coronel PM Sérgio Pastl que entrou em contato com o Comandante do 3° Comando Regional de Bombeiros (CRB) ‒ 2° Subgrupamento de Combate a Incêndio (SGCI) – Sr. Capitão PM Pablo Laco Madruga que autorizou que pernoitássemos no seu aquartela­mento. Nosso caro amigo, o 1° Sgt PM Vagner Antônio Weber Gonzáles, levou-nos prontamente ao quartel dos bombeiros onde usamos os varais para estender nosso material de acampamento e roupas molhadas. O alojamento dos oficiais era bastante confortável e podíamos desfrutar de um agradável banho quente.

O Coronel Pastl, meu caro e leal amigo de longa data, embora tenha nos acompanhado fisicamente apenas nos dois primeiros dias da Jornada Patriótica, presta-nos um apoio cerrado à distância ‒ estabele­cendo contatos extremamente úteis nos pontos de parada, enviando boletins do tempo e apresentando sugestões técnicas de alta valia. Um parceiro que tive a honra e a ventura de conhecer graças aos seus dois diletos filhos Guilherme e Emanuel, meus ex-alunos no Colégio Militar de Porto Alegre. A serenidade ante os desafios, a fineza no trato, o conhecimento da arte da navegação e o amor à natureza são apenas algumas qualidades deste militar de escol que honra e dignifica a nobre instituição a que pertence.

À tarde, estávamos degustando um saboroso sorvete quando caiu uma chuva torrencial sobre a cidade de Pelotas. Felizmente não tínhamos acampado no Veleiros Saldanha da Gama (VSG), o local onde planejamos montar a barraca foi totalmente alagado. Tínhamos percorrido neste dia 49,5 km.

²  1° Perna Total =         349,1 km.
²  2° Perna Total =         322,2 km.
²  3° Perna Parcial =       299,3 km.
²  Total Parcial =            970,6 km.

Por: Hiram Reis e Silva (*), Bagé, 05.06.2024 – um Canoeiro eternamente em busca da Terceira Margem.

• Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
  • Ex-Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
  • Ex-Vice-Presidente da Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul;
  • Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTAP);
  • E-mail: hiramrsilva@gmail.com

Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias