Confira entrevista com o biólogo e diretor do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima, Mauro Galetti
No Dia Internacional da Biodiversidade (22), o Tarde Nacional – Amazônia falou sobre refaunação, que é a reintrodução de animais em seus ambientes naturais. O entrevistado foi o biólogo e professor titular da Universidade Estadual Paulista, Mauro Galetti. Ele é diretor do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima.
Ele contou um pouco do experimento que cercou parte de uma floresta e retirou dali todos os animais, para estudo e comparação das plantas, do solo e dos microorganismos. Segundo Galetti, a ausência da fauna deixa a floresta empobrecida, com menos diversidade na flora e com um solo menos fértil.
O professor explicou que todos os animais têm um papel importante para o equilíbrio de um ecossistema. Alguns dispersam sementes, outros adubam o solo, outros ainda ajudam na polinização, enquanto predadores controlam uma possível superpopulação de outras espécies. Para o professor, o Brasil tem a maior capacidade técnica de refaunar suas florestas. Os pesquisadores buscam, agora, entender qual a melhor estratégia e a melhor ordem de reintroduzir as diferentes espécies, como na montagem de um quebra-cabeças.
Quer saber mais? Então clique no player acima para conferir a entrevista.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.
FONTE: EBC – Refaunação: entenda porque os animais são tão importantes para a floresta | EBC Rádios