O prazo para submissão de trabalhos nos simpósios temáticos do V Congresso Internacional Mundos Indígenas, América (V COIMI, Abya Yala) encerram na próxima segunda-feira (20/05). Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível no site do evento.

No ato da inscrição será necessário indicar o simpósio temático no qual o interessado irá apresentar o trabalho e escolher a modalidade entre Comunicação Oral ou Pôster/Graduação. Esse mesmo link pode ser acessado para se inscrever em algum dos minicursos disponíveis na programação.

Voltado para professores, pesquisadores, estudantes, indigenistas, organizações indígenas e demais interessados, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) sediará o evento no período de 20 a 23 de agosto de 2024.

O objetivo do COIMI é ampliar diálogos e integrar as universidades brasileiras do Norte do Brasil que apresentam trabalhos sobre as questões indígenas. A edição de 2024 busca construir caminhos para pensar sobre educação, cultura e as artes verbais indígenas, além da ancestralidade e perspectivas para o bem-viver desses povos.

Conforme informações da organização do COIMI, a edição terá 57 simpósios temáticos e 29 minicursos que abordam uma diversidade de assuntos envolvidos com as questões indígenas, como contexto migratório, relações de cultura, identidade, literatura, arte e música, saúde mental, entre outros.

Os simpósios temáticos são voltados para apresentações orais das pesquisas de mestrandos, doutorandos e de pesquisadores mestres e doutores de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, vinculado aos STs, o COIMI contará com apresentação de posters para graduados, graduandos e resultados de projetos extensionistas e de ações institucionais.

Programação contará com diversidade de atividades e convidados

O período de inscrição para participação no COIMI segue até o dia 19 de agosto e pode ser feito no site oficial do evento. A programação do congresso contará com simpósios temáticos, comunicações orais e pôsteres, lançamentos de livros, eventos culturais, minicursos, mesas-redondas e conferências.

Entre os convidados desta edição estão a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai, Joênia Wapichana, as lideranças indígenas Davi Kopenawa Yanomami e Junior Hekurari Yanomami, a ativista guarani Geni Núñez, entre outros. Conforme a organização, a expectativa é trazer 24 convidados no total.

O que é o COIMI?

O Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI) é um evento bianual, criado no âmbito do grupo de pesquisa internacional Seminário Permanente Mundos Indígenas – Abya Yala (SEPMIAI) no Centro de Humanidades na Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.

O COIMI também possui apoio da Universidade Pablo Olavide da Espanha e Universidade Sorbonne Nouvelle da França e busca um espaço de reflexão e debate sobre os temas vinculados aos povos indígenas possuindo uma rede colaborativa com abrangência nacional e internacional para as discussões interdisciplinares sobre esses povos.