Com o objetivo de manter a inviolabilidade do País e, ainda, colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, além do apoio e proteção dos povos amazônidas e originários, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva realizou a Operação CURARETINGA III, no contexto das Operações ÁGATA.
No total, foram empregados 61 militares e 6 embarcações, sendo percorridos 2.981 km pelas calhas dos rios Solimões, Içá, Puretê e Jandiatuba, revistando 156 embarcações e 484 pessoas. Além da inutilização de 10 dragas, houve apreensões de drogas e material utilizado para mineração ilegal de ouro, resultando em um prejuízo estimado de 16 milhões de reais aos criminosos.
Na aludida Operação, as tropas ainda levaram assistência médica aos ribeirinhos.
Exército presente, Amazônia protegida!
FONTE: EXÉRCITO BRASILEIRO – COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA – Operação CURARETINGA III – 16ª Bda Inf Sl impacta a mineração ilegal em mais 16 milhões de reais (eb.mil.br)
Relacionadas:
- Brigada das Missões realiza Operação CURARETINGA IV na região da TI do Vale do Javari (eb.mil.br) – Atuando na proteção dos povos originários da Terra Indígena do Vale do Javari, na proteção do meio ambiente e na defesa da Pátria – faixa de fronteira com os irmãos peruanos, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva apresenta os resultados alcançados ao término da Operação CURARETINGA IV.
- 17ª Brigada de Infantaria de Selva viabiliza preparação da Operação Karipuna em Terra Indígena (eb.mil.br) – O permanente estado de prontidão logística e operacional da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, viabiliza o emprego do 17º Batalhão Logístico de Selva, na preparação da Base de Operações, que dará suporte à Operação de Desintrusão da Terra Indígena Karipuna, localizada no estado de Rondônia.
- Brigadas realizam reunião por videoconferência para tratar de ações contra crimes transfronteiriços (eb.mil.br) – Mantendo os laços de amizade e incrementando a cooperação operativa entre a 16ª Brigada de Infantaria de Selva e a Brigada de Selva Nr 26, sediada em Letícia/COL, foi realizada, no dia 28 de maio, uma reunião, por videoconferência. O objetivo foi discutir ações espelhadas e trocas de informações de inteligência voltadas para a colaboração no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na área fronteiriça dessas Grandes Unidades, para garantir a defesa e segurança em suas áreas de responsabilidade.