Lideranças pediram apoio do líder religioso contra os retrocessos legislativos que impactam os povos tradicionais
O Papa Francisco recebeu das mãos dos caciques Raoni, Almir Suruí e Maurício Ye’kwana uma carta expressando preocupações a respeito da pressão que o Congresso brasileiro tem exercido por meio de projetos de lei que ameaçam o clima e a vida das populações indígenas.
Esse encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 15, durante a Cúpula do Clima das Pontifícias Academias de Ciências e de Ciências Sociais, no Vaticano. Convocado pela Igreja Católica, o evento tinha como tema “Governando na Era das Mudanças Climáticas” e reuniu lideranças de diversos setores.
Na ocasião, as lideranças pediram o apoio do líder religioso para que a mensagem de defesa dos territórios e da vida dos povos indígenas seja levada a mais pessoas. “Estamos assistindo a uma ostensiva tentativa de reverter nossos direitos garantidos pela Constituição. O atual Congresso tem desafiado até os julgamentos do Supremo Tribunal Federal, no caso do chamado Marco Temporal e de outras normas que buscam impedir que o próprio governo possa executar suas obrigações para o cumprimento da Constituição”, afirma o documento.
ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. – Lideranças Indígenas entregam documento ao Papa Francisco durante Cúpula do Clima no Vaticano – Amigos da Terra – Amazônia Brasileira
Relacionada:
- Cacique Raoni faz apelo por Amazônia e é ovacionado no Vaticano – Agenda verde – Ansa.it (ansabrasil.com.br)
- Cacique Raoni faz apelo por Amazônia e é ovacionado no Vaticano (uol.com.br) – O líder indígena Raoni Metuktire, da etnia Kayapó, foi ovacionado nesta sexta-feira (17), no Vaticano, ao fazer um apelo pela proteção da Amazônia durante discurso na cúpula internacional convocada pelo papa Francisco para discutir as mudanças climáticas.
- Raoni encontra Papa Francisco no Vaticano e entrega carta pedindo apoio – Agência Cenarium (agenciacenarium.com.br) – O evento sobre o clima teve início na terça-feira, 15, na Casina Pio IV, no Vaticano, e se encerra nesta sexta-feira, 17. Neste último dia, Raoni vai palestrar ao público, de cerca de 200 pessoas de diversas partes do mundo, sobre sua trajetória de vida em defesa da Amazônia e dos povos indígenas.
- Vaticano: lideranças indígenas voltam a pautar a Amazônia, ameaçada pela crise ambiental – Vatican News – Créditos de biodiversidade, etnoturismo e agrofloresta. São temáticas colocadas em pauta por brasileiros na Cúpula sobre a Crise Climática promovida na semana passada no Vaticano. Lideranças indígenas como o cacique Raoni e Almir Suruí participaram do evento representando o Brasil e enaltecendo a preocupação com os povos originários da Amazônia.