Queimas prescritas ajudaram a proteger mais de 200 mil hectares de florestas e campinaranas

– Foto: Bruno Campos/ICMBio

Incêndios florestais intensos atingiram o estado de Roraima neste início de 2024, com efeitos de grande magnitude sobre áreas de campinaranas e florestas no estado, com a fumaça causando severas consequências à população roraimense. O Parque Nacional do Viruá foi um ponto fora da curva, devido ao trabalho de prevenção utilizando técnicas de Manejo Integrado do Fogo (MIF) em novembro de 2023, antes do início do período de incêndios na região. O resultado da ação preventiva, conforme avaliação da equipe envolvida, é que foram evitados incêndios florestais em cerca de 200 mil hectares da unidade de conservação.

As ações preventivas de Queima Prescrita foram aplicadas pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes, com uso de novos equipamentos como o sling dragon, operado em parceria com o IBAMA, que consegue manejar áreas inacessíveis, e abrangeram cerca de 18 mil hectares de áreas selecionadas na UC, protegendo áreas mais sensíveis do parque. Justamente nesses locais, os incêndios florestais vindos do entorno da unidade não progrediram, um grande avanço para uma área protegida com histórico de incêndios de grande magnitude.

O analista ambiental Bruno Souza, responsável pelo MIF no Parque Nacional do Viruá, conta que “ano passado a gente teve uma experiência de iniciar as queimas prescritas aqui, tanto com pinga-fogo e brigada como também com o sling dragon, equipamento usado em parceria com o Prevfogo IBAMA, que também forneceu o helicóptero necessário. Fizemos uma série de queimas prescritas aqui, tentando fechar algumas entradas, os corredores do fogo que sempre atingiam o Viruá. Pela primeira vez, a gente está num ano de super El Niño em 2024, outras unidades pegaram fogo e o Parque Nacional do Viruá se livrou desses grandes incêndios. Apenas incêndios bem pontuais foram combatidos pela brigada local, sem necessidade de grandes apoios.”

Saiba mais sobre o MIF no Parque Nacional do ViruáComunicação ICMBio – Incêndios florestais são evitados no Parque Nacional do Viruá, queimas prescritas foram a chave para prevenção — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)