Pará, 29/05/2024 – Durante o período de 13 a 29 de maio de 2024, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), por meio do seu Centro Regional de Manaus (CR-MN), colaborou ativamente com o Grupo de Combate ao Desmatamento da Amazônia (GCDA) do IBAMA, designando um membro para integrar as operações como Agente Geo.
Essa iniciativa se concentrou nos municípios de Itaituba, Novo Progresso e Altamira, localizados no estado do Pará, região reconhecida como o arco do desmatamento, atravessada pela BR-163. O Agente Geo atuou na gestão territorial da área de operação, elaborando mapas de rota para orientar as equipes até os locais a serem fiscalizados. Além disso, contribuiu na produção de documentos cartográficos essenciais para os processos de autuação e embargo conduzidos pelos Fiscais Ambientais Federais do IBAMA.
Os resultados dessa operação foram significativos: mais de 15,5 milhões de reais em multas foram aplicadas, mais de 1400 hectares de áreas desmatadas foram embargados e um garimpo em fase de instalação próximo da Terra Indígena Baú foi desmantelado, resultando na apreensão de diversos equipamentos.
FONTE: CENSIPAM – Combate ao desmatamento na Amazônia recebe colaboração ativa do Censipam — Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM (www.gov.br)
Relacionada: Censipam e Escola Superior de Defesa discutem parceria para a proteção da Amazônia — Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM (www.gov.br) – O Censipam recebeu, na manhã desta terça-feira (28/5), duas autoridades na área de pesquisa voltada para a Defesa Nacional: o chefe da chefia de educação e cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Francisco Montenegro, e a comandante da Escola Superior de Defesa (ESD), Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins.