Belém (PA) – O Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva (CFAP/34º BIS), em conjunto com o Exército da Guiana Francesa e Órgãos de Segurança Pública, realizou a Operação JARARACA com o propósito de combater crimes transfronteiriços, extração ilegal em garimpos e crimes ambientais.
Durante a operação, foram executadas ações como patrulhamento fluvial e terrestre e postos de bloqueio e controle de vias terrestres e fluviais, visando combater e dissuadir ilícitos na faixa de fronteira. Foram apreendidas munições, armamentos, entorpecentes, dinheiro em espécie e, ainda, uma onça pintada morta, caracterizando crime ambiental.
A operação contou com a participação de mais de 300 militares do Exército Brasileiro, agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Marinha do Brasil.
A Operação JARARACA demonstra o alto nível de preparação e operacionalidade do CFAP/34º BIS e a integração entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública, tendo como objetivo proteger as fronteiras e o meio ambiente. Esta ação ainda reforça a diplomacia militar com a Guiana Francesa que compartilha os mesmos interesses das Forças brasileiras.
FONTE: CMN EB – Brasil e França contra crimes transfronteiriços – Comando Militar do Norte (eb.mil.br)
Deixe um comentário