Será realizada no próximo dia 6 de abril de 2024, sábado, a 79ª Tertúlia Portugal – Brasil, 4ª Temporada, sob o tema: “Associação World Monument Fund de Portugal : organizar, realizar e financiar a conservação de património cultural”, tendo como convidado “Pedro de Avillez”.
O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 79ª Tertúlia Portugal – Brasil:
79ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
4ª Temporada
SÁBADO, dia 6 de abril de 2024,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),
TEMA: ““Associação World Monument Fund de Portugal : organizar, realizar e financiar a conservação de património cultural””
Apresentação: “Pedro de Avillez”.
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465
Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters
Instagram: @tertuliasportugalbrasil
Resumo da Comunicação: A Associação World Monument Fund Portugal, fundada em 1993, é uma das 4 afiliadas Europeias da organização World Monuments Fund (WMF) de Nova Iorque, que foi fundada em 1965. São ambas organizações reconhecidas legalmente ‘sem fins lucrativos’, dedicadas à preservação de monumentos e locais históricos, e com a missão de proteger e conservar património cultural para as gerações futuras.
A Associação WMF portuguesa, fundada há 30 anos, tem por objetivos principais o restauro e conservação de monumentos, edifícios históricos, sítios arqueológicos e outras estruturas importantes que enfrentam ameaças de deterioração, negligência ou destruição, promovendo o mecenato consciente da importância do património historicamente significativo. Promove também apoio á educação pública cultural e a programas de envolvimento comunitário, a advocacia em defesa da conservação do património histórico, colaborando com o Governo, organizações locais, comunidades e outras partes interessadas para promover políticas e práticas que protejam essas Obras e locais preciosos, procurando e integrando a conservação do património cultural com o desenvolvimento sustentável. Para além de reunir apoios técnicos especializados e de participar na elaboração do Programa de Trabalho, a WMF- Portugal realiza a importante tarefa de mobilizar os apoios financeiros para a realização da Obra, contratando mecenas Patrocinadores privados, nacionais e estrangeiros, e negociando a comparticipação de financiamento do Estado, na generalidade de 1/3.
A nossa comunicação indicará realizações de projetos conseguidos pela Associação WMF Portugal na conservação de património cultural, e de projetos em curso e em negociação em Portugal.
Sobre o convidado: Pedro Soares Franco de Avillez – Nasceu em Lisboa em 1941. Diplomado em 1962 em Ciências Políticas pelo Instituto de Estudos Políticos (Sciences-Po), e em 1964 em Sociologia Económica pela E.P.H.E. (Sorbonne), ambas instituições da Universidade de Paris. Nesse ano ingressa no Ministério da Economia, é colocado 5 anos em funções técnicas e diplomáticas na Delegação Permanente de Portugal na O.C.D.E. em Paris. Em 1966-68 frequenta pós-graduação na E.N.A. (Escola Nacional de Administração do Estado Francês). Em 1980 concluiu um MBA em Finanças, CMB de Nova Iorque.
Exerceu funções de direção e administração de instituições bancárias em diversas praças internacionais, (França, África do Sul, Moçambique, Angola, Mónaco e USA – nomeadamente 14 anos com o Chase Manhattan Bank), e posteriormente na administração de diversas empresas industriais nacionais e internacionais no Mónaco, GB, Portugal e Espanha.
A partir de 2002 dedicou-se ao estudo das Ciências Políticas e Económicas, e particularmente ao estudo e publicação de ensaios em temas de História portuguesa. De 1998 a 2002 criou e dirigiu a editora Prefácio, e em 2002 a editora Tribuna da História, com cerca de 170 obras publicadas. É autor de cerca de 85 artigos publicados em temas de História, Economia e Biografias. Participa regularmente em seminários e conferencias sobre História e Economia, em Portugal e no Estrangeiro.
Em 2011 foi-lhe conferido a ‘Condecoração Dom Afonso Henriques, Medalha de Mérito do Exército Português, pelos seus trabalhos académicos de interesse público e de promoção da História Militar e pela atividade de publicações da sua editora Tribuna da História.
É Académico Correspondente da Academia Portuguesa Internacional de Cultura, é Sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro da Comissão de Relações Internacionais, e é Membro do Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar (do Ministério de Defesa), Presidente do Conselho de Administração da Associação World Monument Fund-Portugal, e Membro do Conselho Supremo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal Brasil:
- Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
- Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
- Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos
Deixe um comentário