Manaus (AM) – A construção da ferrovia EF-170, a Ferrogrão, foi condenada à extinção imediata em um tribunal popular e simbólico realizado no dia 4 de março, em Santarém (PA).
Representantes dos povos indígenas Munduruku, Kayapó, Panará, Apiaká, Kumaruara, Tupinambá e Xavante, além de quilombolas, moradores de comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados e movimentos sociais da região do Tapajós e do Xingu, julgaram o empreendimento e seus financiadores, as multinacionais do agronegócio Cargill, Bunge, Louis Dreyfus e Amaggi, que foram ao banco dos réus por violações de direitos e impactos socioambientais causados nos territórios e nas populações que serão atravessados pela estrada de ferro.
“O tribunal popular é para mostrar para as empresas que nós povos indígenas estamos unidos pelas aldeias, pelas comunidades, pelos rios e pelas florestas. Queremos que todos os rios e a floresta sejam salvos, porque é deles que a gente tira o nosso sustento. Queremos que não seja poluído, por isso que essa união do povo aconteceu. A Ferrogrão pode trazer muita destruição para colocar plantação de soja no lugar, é isso que pode acontecer”, disse à Amazônia Real a liderança Mydjere Kayapó Mekrãgnotire, da Terra Indígena (TI) Baú, no Pará.
A mobilização foi promovida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Associação Indígena Pariri, Instituto Kabu, Movimento Tapajós Vivo (MTV), Comissão Pastoral da Terra (CPT), GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental, Fase Amazônia, Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Amazon Watch e Stand Earth.
TEXTO NA ÍNTEGRA DISPONÍVL EM: AMAZÔNIA REAL– (ver galeria de fotos)
Por Nicoly Ambrosio – Fonte: Povos indígenas condenam a Ferrogrão (amazoniareal.com.br)
Relacionadas:
- “Vamos resistir”, dizem indígenas Kayapó sobre bloqueio na BR-163 no Pará – Amazônia Real (amazoniareal.com.br)
- Texto Sentença (brasildefato.com.br)
- Entenda como a atividade do porto da Cargill no | Direitos Humanos (brasildefato.com.br)
- “Ferrogrão faz sentido e vai acontecer”, diz presidente da Cargill – AgFeed
- Governo pede desculpa a indígenas, mas pressiona por ferrovia da soja (reporterbrasil.org.br)
- Funai participa de Tribunal Popular com lideranças indígenas sobre a construção da Ferrogrão — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)
Nota – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias