O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou, entre os dias 11 e 13 de março, uma operação repressiva contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). A ação de combate aos ilícitos ambientais foi balizada pelas vertentes de prevenção e repressão em áreas de interesse para a mineração ilegal, neutralizando garimpos na região do rio Couto Magalhães.
Um dos garimpos estava em fase inicial de estruturação e a ação impediu que essa nova área fosse estabelecida. Com o emprego de vetores operacionais um motor de grande porte, cerca de 2.050 litros de combustível, 5 geradores, 2 motobombas e 3 acampamentos de garimpeiros foram inutilizados.
A presença do Exército Brasileiro nessas áreas visa combater a retomada de áreas pelo garimpo, além de neutralizar estruturas logísticas de apoio ao ilícito em novas áreas estabelecidas. Para isso, o CMA empregou tropas altamente adestradas, incluindo Forças de Operações Especiais e aeronaves do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) na operação.
FONTE COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA EXÉRCITO BRASILEIRO (CMA EB) – Operação do Exército Brasileiro neutraliza garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami (eb.mil.br) – (ver galeria de fotos)
Relacionadas:
- 16ª Bda Inf Sl: Operação Escudo apreende carne de animais silvestres, armamento e munição (eb.mil.br) – No último dia 11 de março, foram apreendidos 903 quilos de carne de animais silvestres, armamento e munição durante a Operação Escudo, ação permanente de fiscalização na região de fronteira, na região do 4° Pelotão Especial de Fronteira (PEF) – Estirão do Equador, do Comando de Fronteira Solimões/8° Batalhão de Infantaria de Selva. A atuação de tropas da 16ª Brigada de Infantaria de Selva demonstra o comprometimento no apoio à proteção do meio ambiente e no combate aos crimes ambientais.
- Tropas da 16ª Bda Inf Sl realizam Ação Cívico-Social na comunidade ribeirinha de ACANAUÊ (eb.mil.br) – Tropas da 16ª Brigada de Infantaria de Selva demonstraram seu compromisso e apoio à população amazônida ao realizar uma importante Ação Cívico-Social (ACISO) na comunidade ribeirinha de ACANAUÊ, localizada no município de JAPURÁ/AM. A iniciativa faz parte do constante esforço da brigada em oferecer assistência às áreas sob sua responsabilidade, especialmente aquelas consideradas mais remotas.
- Brigada de Infantaria de Selva leva assistência de saúde à comunidade ribeirinha de Acanauê – Notícias – Exército Brasileiro (eb.mil.br)
Deixe um comentário