Voltado para docentes, discentes, imigrantes, empresários, sociedade civil e publico em geral, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) realiza no período de 19 a 21 de março o Encontro Internacional sobre Mobilidade Populacional na América do Sul: Estratégias administrativas e impactos socioeconômicos. O evento ocorre no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), localizado no campus Paricarana. As inscrições gratuitas e com emissão de certificado seguem até a próxima quinta-feira (21) por meio do site do evento.
O encontro é organizado pelo Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (CADECON) da UFRR com apoio da Capes. Conforme a coordenadora do encontro, a professora Denise Figueiró Mendes, o evento tem o objetivo de “trazer experiências, dados e debates acerca da mobilidade populacional venezuelana em países da América do Sul, em especial no Brasil, na Colômbia, no Chile e no Peru, evidenciando as transformações e os impactos socioeconômicos causados pela diáspora venezuelana nesses países e na própria Venezuela”.
A abertura ocorre na próxima terça-feira (19) no horário das 17h e segue até as 21h30. A programação do evento conta com apresentações musicais, de parceiros e apoiadores, feira cultural e de empreendedorismo, seção de curta metragem com o filme Rabiola. Também constam apresentações de trabalhos, palestras e debates divididos em painéis com os seguintes assuntos: A Diáspora Venezuelana: destinos, atores e impactos socioeconômicos na Venezuela; Cenários: Mercado de Trabalho e Empreendedorismo no Brasil e em Roraima; Cenários econômicos: Mercado de Trabalho, Padrões de produção e de consumo na América do Sul perante o fluxo migratório venezuelano; Práticas de Acolhimento, Acesso a Direitos e Redes de Cooperação: modelos e experiências de Gestão no Acolhimento às pessoas migrantes: CASES.
O evento também terá apoio de parceiros Sebrae/RR, Fecomércio/RR e participação de professores e pesquisadores da Venezuela, Chile, Peru e Colômbia. Do Brasil, os representantes serão o professor doutor, João Carlos Jarochinski Silva, do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFRR e a professora Doutora Andrea Poleto Oltramari, representante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Além do apoio, participam de painel, o presidente da Fecomércio/RR, Ademir Santos e o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú. Um destaque será a apresentação sobre empreendedorismo que traz os relatos de uma migrante venezuelana, a gestora da Prociart Aweku, Norelis Falcon que foi ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. “Eles falarão sobre a experiência na contratação de pessoas migrantes e empreendedorismo local e a apresentação da venezuelana Norelis Falcon fala sobre seu relato em relação ao assunto. Ela foi ganhadora do prêmio mulher empreendedora e sua visão é de suma importância para o nosso debate”, explica a coordenadora Denise.
Palestra de vice-reitor da UFRR destaca a universidade no contexto do acolhimento as pessoas migrantes
No dia 21, terceiro e último dia de evento, o assunto será voltado ao acolhimento, direito e redes de cooperação voltado para as pessoas migrantes. A UFRR será representada pelo vice-reitor, professor doutor Silvestre Lopes da Nóbrega com a apresentação “Boas práticas, programas e desafios no atendimento às pessoas migrantes no contexto da UFRR”. Também estarão presentes representantes da Agência da ONU para Refugiados – ACNUR, Pastoral Universitária, Serviço jesuíta para migrantes e refugiados (SJMR-Brasil) e Cáritas.