Em até cinco meses, dois barcos modernos estarão prontos para atender o interior paraense
Os dois PREVBarcos do Pará, que atendem a mesorregião do Marajó e do Baixo Amazonas, entraram em processo de reforma e modernização nos últimos dias. Durante o período de obras, o atendimento pelas unidades ficará suspenso. A previsão é de que as melhorias sejam implementadas no prazo de três a cinco meses.
Nesse processo, a estrutura do barco será ampliada, bem como o espaço de acomodação de servidores a bordo, que aumenta de 8 para 10 camarotes. Além disso, a embarcação terá mais uma sala para atendimento de perícia médica, o que representa maior capacidade de atendimento, principalmente para os requerimentos de benefícios por incapacidade e assistenciais, que dependem da avaliação social médica.
É importante dizer que as unidades passam por diferentes tipos de obra. O PREVBarco Belém está sendo trocado por uma nova embarcação, já o PREVBarco Santarém passa apenas por reforma e ampliação da estrutura já utilizada desde 2019.
De acordo com o Serviço de Gerenciamento das Unidades Móveis Flutuantes da Superintendência Norte/Centro-Oeste, os PREVBarcos estão sendo remodelados para atender melhor a demanda existente no norte do Brasil, especialmente daqueles com menor acesso aos serviços ofertados pela instituição.
Cronograma
Assim que as obras estiverem concluídas será lançado o cronograma de atendimento das duas unidades flutuantes. A Coordenação dos PREVBarcos pede a compreensão dos cidadãos e recomenda a quem dispõem de acesso à internet e telefone que solicite os benefícios e serviços do INSS por meio da plataforma Meu INSS e da Central 135.
Cellayne Brito (Secom/PA) e Jéssica Reis (estagiária Secom/PA), sob supervisão da chefia de comunicação – PREVBarcos do Pará têm atendimento suspenso durante reforma — Instituto Nacional do Seguro Social – INSS (www.gov.br)