“Boca de jambu”, “não que não” e “arrolar a fofa” são algumas das fraseologias analisadas no estudo

Foto: Tânia Rêgo – Agência Brasil

O Tarde Nacional – Amazônia desta sexta-feira (9) falou sobre uma pesquisa que analisa expressões típicas usadas pelos paraenses, as chamadas fraseologias (construções linguísticas formadas por, pelo menos, duas palavras). A entrevistada foi a professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Carlene Ferreira Nunes Salvador.

Além de coordenar o projeto de pesquisa “Banco de Dados Fraseológicos do Estado do Pará”, ela é doutora em Letras e desenvolve pesquisas na área de Fraseologia, Fonética e Fonologia, Sociolinguística e Dialetologia.

Carlene contou como tem sido desenvolvida a pesquisa, em que fase se encontra e quais serão as próximas etapas. A professora reforçou ainda que as expressões populares refletem a cultura e história de um povo, por isso a importância de estudá-las e catalogá-las.

Quer conhecer algumas dessas expressões? Então clique no player acima para ouvir a entrevista na íntegra.

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. Apresentação de Juliana Maya, produção de Roberta Timponi e trabalhos técnicos de Maan Kaiabi e Reginaldo Fonseca.

FONTE: EBC – Pesquisa estuda e cataloga expressões populares usadas pelos paraenses | EBC Rádios