No dia 11 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Esta data foi definida em 22 de dezembro de 2015, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), visando conscientizar a sociedade de que a ciência e a igualdade de gênero precisam andar lado a lado.

Esta data também contribui para dar visibilidade ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS-5) da Agenda 2030 da ONU, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. A igualdade de gênero é uma prioridade global da UNESCO, e o apoio a jovens meninas, sua formação e suas habilidades plenas para fazer com que suas ideias sejam ouvidas, impulsionam o desenvolvimento e a paz.

Segundo o site da UNESCO, a porcentagem média global de pesquisadoras é de 33,3%, e apenas 35% de todos os estudantes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês), são mulheres. Estes números demonstram como ainda persistem barreiras e baixa representatividade para as mulheres e meninas, sobretudo em áreas STEM.

É importante nesta data comemorativa refletir sobre a presença, a atuação e os desafios que enfrentam as mulheres dentro do universo acadêmico e das ciências. Esta reflexão visa ampliar a conscientização sobre o papel relevante das mulheres cientistas, e enfatizar que ações institucionais devem ser envidadas para a quebra de diversos estereótipos e esforços continuados para que pesquisadoras sejam vistas, ouvidas e suas pesquisas, apoiadas e reconhecidas.

A reflexão pode começar com a forma como meninas e meninos são criados, como aprendem e como interagem com os outros e o ambiente ao redor. Quantas mentes brilhantes não tiveram seus sonhos influenciados por frases como “Isso é brinquedo de menino” ou mesmo “Ciência e engenharia não são coisas para meninas“, fazendo com que o amor pela ciência, antes percebido através do brilho dos olhos de tantas jovens, fossem apagados para sempre, dando lugar a um sentimento de frustração por não realizarem seus sonhos.

Seguem alguns dados levantados sobre a participação das mulheres no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apresentados nas Tabelas de 1 a 5. Esses números merecem uma reflexão mais ampla do que poderia ser feita neste momento, para que ações possam ser implementadas para se alcançar a igualdade de gênero e dar destaque ao trabalho relevante desempenhado por mulheres na Instituição.

FONTE Serviço de Comunicação Social – SECOM / INPE – ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência — Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (www.gov.br) 

Relacionadas: