Será realizada no próximo dia 27 de janeiro de 2024, sábado, a 75ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “A PRIMEIRA ORDEM MILITAR E HONORÍFICA LUSO-BRASILEIRA: A REAL ORDEM DA TORRE E ESPADA, DE VALOR E LEALDADE (1808-1834)”, tendo como convidado o “Eng. António Miguel Trigueiros”.
O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 75ª Tertúlia Portugal – Brasil:
75ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 27 de janeiro de 2024,
21h00 – 22h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),
TEMA:“A PRIMEIRA ORDEM MILITAR E HONORÍFICA LUSO-BRASILEIRA: A REAL ORDEM DA TORRE E ESPADA, DE VALOR E LEALDADE (1808-1834)”
Apresentação: “Eng. António Miguel Trigueiros”.
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465
Canal das Tertúlias no YouTube: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Canal de Podcasts: Tertúlias Portugal – Brasil • Um podcast no Spotify for Podcasters
Instagram: @tertuliasportugalbrasil
Resumo da Comunicação: O nosso convidado é o autor do livro “A Viagem das Insígnias 1808-1834”, onde se revela a história nunca antes contada da Real Ordem da Torre e Espada, de Valor e Lealdade, instituída em 1808 no Rio de Janeiro pelo Príncipe Regente dom João, e extinta em Évora Monte em 1834. Uma Ordem Militar e Honorífica esquecida durante 200 anos nos Anais da historiografia portuguesa e brasileira, e deliberadamente confundida com a atual Ordem Militar Portuguesa da Torre e Espada, de Valor Lealdade e Mérito, criada no Porto em 1832 pelo duque brasileiro de Bragança, ex-imperador do Brasil, numa verdadeira guerra de condecorações contra o seu irmão dom Miguel I, o rei eleito pelos Portugueses.
O autor revela alguns documentos inéditos dos arquivos e bibliotecas nacionais do Brasil e de Portugal, que contam a verdadeira génese da Real Ordem da Torre e Espada, acompanhando os seus primeiros passos, o desenho das suas insígnias e as condecorações concedidas por dom João, até se transformar na mais prestigiada Ordem Militar europeia do período da Guerra Peninsular. A listagem dos seus 964 agraciados nesta Real Ordem, dos quais mais de metade foram-no durante a permanência da Corte no Brasil, revelam facetas desconhecidas da historiografia, impondo a Real Ordem da Torre e Espada, de Valor e Lealdade, como uma Ordem Honorífica e Militar luso-brasileira.
Sobre o convidado: António Miguel Trigueiros (Coimbra, 1944), engenheiro químico-industrial, é Académico Honorário da Academia Portuguesa de História, Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Sócio Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura. do Rio de Janeiro. Além da sua atividade profissional, desde muito cedo que se dedicou ao estudo da história Monetária, Numismática e Falerística portuguesas, tendo um vasto currículo de trabalhos de investigação publicados em Portugal e no estrangeiro, acessíveis para consulta e cópia na plataforma científica “Academia EDU”. Entre os seus livros figuram: “Numismática e Medalhística. Separata dos Catálogos da XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura” (Lisboa: ed. de autor, 1984); “Moedas Portuguesas da Época dos Descobrimentos” (Lisboa: ed. Alberto Gomes, 1992); “A Grande História do Escudo Português” (Lisboa: col. Philae, 2004); “A Viagem das Insígnias. Valor e Lealdade” (Lisboa: ed. de autor, 2018); “A Conceição de Portugal e do Brasil. Moeda, Medalha e Insígnia de Ordem honorífica” (Lisboa: ed. de autor, 2021); “Nova História da Moeda Insulana 1750-1932” (Ponta Delgada e Lisboa: ed. do autor, 2023); preparando a publicação do seu novo livro “Insígnias de Estado de Portugal e do Brasil” em 2024 no Rio de Janeiro e em Lisboa.
AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE: Tertúlias Portugal-Brasil – YouTube
Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil:
- Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
- Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
- Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos
Deixe um comentário