A Assembleia Nacional da Venezuela debate na sessão desta quarta-feira (6) a composição da Lei Orgânica de Criação da Guiana Essequiba. Também será apresentado o novo mapa do país, onde a área do Essequibo aparece anexada ao território venezuelano. O presidente Nicolás Maduro fez este e outros anúncios nesta terça-feira (5) em Caracas, para uma plateia repleta de militares.
Entre os anúncios está a criação do Alto Comissariado para a Defesa da Guiana Essequiba, “que vai muito além do nível presidencial”, frisou Maduro.
Também hoje começa na Assembleia Nacional, de maioria chavista, o debate da Lei Orgânica para a Defesa da Guiana Essequiba. Segundo Maduro, o dispositivo permitirá criar o estado da Guiana Essequiba, uma das propostas do referendo.
Entre os anúncios está a criação da Zona de Defesa Integral da Guiana Essequiba, localizada em Tumeremo, município no sudeste venezuelano e próximo ao Essequibo. “Designo em caráter provisório o general Rodríguez Cabello como única autoridade da Guiana Essequiba”, autorizou Maduro.
Eliana de Aragão Jorge, correspondente da RFI em Caracas
CONTEÚDO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: Venezuela apresenta novo mapa e cria Alto Comissariado para defender o Essequibo (msn.com)
Relacionadas:
- Maduro releases new map of Venezuela, claiming Essequibo Region | News Extra | trinidadexpress.com
- Maduro avança na proposta de anexar Essequibo e quer estado para a área – Meio (canalmeio.com.br)
- Venezuela apresenta novo mapa e cria Alto Comissariado para defender o Essequibo – Mundo – CartaCapital
- Maduro nomeia general para ‘governar’ Essequibo, território contestado da Guiana – Folha PE
- Venezuelan President Orders Immediate Oil and Gas Exploration in Disputed Territory (voanews.com)
- Maduro ordena a Pdvsa entregar licencias de exploración y explotación en el Esequibo – Correo del Caroní (correodelcaroni.com)