Voltado para professores, pesquisadores, estudantes, indigenistas, organizações indígenas e demais interessados na temática, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) sediará, no período de 20 a 23 de agosto de 2024, a quinta edição do Congresso Internacional Mundos Indígenas, América (V COIMI, Abya Yala).
Com o objetivo de ampliar diálogos, integrar as universidades brasileiras do Norte do Brasil que apresentam trabalhos sobre as questões indígenas, a edição de 2024 observa a importância e busca construir caminhos para pensar sobre a educação, cultura e as artes verbais indígenas, além da ancestralidade e perspectivas para o bem-viver desses povos.
Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de agosto de 2024 no site oficial do evento. O congresso terá na sua programação simpósios temáticos, comunicações orais e pôsteres, lançamentos de livros, eventos culturais, minicursos, mesas-redondas e conferências.
O professor da UFRR e um dos coordenadores do evento em Roraima, Fábio Almeida de Carvalho, explica que esta edição ocorrerá no campus Paricarana e também na Comunidade Indígena Tabalascada, localizada no município do Cantá. “O evento já rodou por cidades como Paris, Cidade do México e Santa Marta na Colômbia e trata-se de um evento de reconhecida importância nacional e internacional”, explica.
Para o professor Fábio Carvalho, a realização do COIMI na UFRR traz uma visibilidade grande para a universidade roraimense dentro das discussões sobre as temáticas indígenas. “Essa é uma visibilidade muito merecida, pois talvez não exista outra universidade federal brasileira com uma cara tão indígena como a nossa universidade. Portanto, o COIMI vem sedimentar essa vertente da UFRR comprometida com o desenvolvimento regional, valorização e visibilização dessa parcela da população brasileira que durante tanto tempo foi alijada dos processos de produção intelectual no Brasil”, destaca o professor.
Na comunidade Tabalascada estão previstos um encontro para relatos de egressos de indígenas no ensino superior, seção de posters com a temática que une os indígenas e a universidade, além de conferência de encerramento, confraternização e plenária final.
Inscrições para propostas de Simpósios Temáticos e Minicursos
Os interessados em inscrever propostas para os simpósios temáticos deverão realizar as inscrições até o dia 29 de fevereiro de 2024. O período de inscrição iniciou no dia 30 de novembro de 2023. As propostas podem ser feitas por pesquisadores doutores e doutorandos e encaminhadas através do formulário de Proposição de Simpósio Temático.
Já os minicursos podem ser propostos por até dois pesquisadores doutores e doutorandos, mestres e mestrandos. As inscrições já iniciaram e seguem até o dia 29 de fevereiro de 2024. As propostas devem ser encaminhadas através do formulário de Proposição de Minicurso.
Para apresentação de trabalhos nas modalidades comunicação oral ou pôster/graduação, o período de inscrições inicia no dia 27 de janeiro e segue até o dia 30 de abril de 2024.
Os Simpósios Temáticos serão espaços para apresentações orais das pesquisas dos mestrandos e doutorandos, assim como de pesquisadores mestres, doutores de diferentes áreas do conhecimento que trabalham com a temática indígena. Já a apresentação de posters será para graduados, graduandos, resultados de projetos extensionistas e de ações institucionais.
Para mais informações, basta acessar o site oficial do evento.
O que é o COIMI?
O Congresso Internacional Mundos Indígenas (COIMI) é um evento bianual, criado no âmbito do grupo de pesquisa internacional Seminário Permanente Mundos Indígenas – Abya Yala (SEPMIAI) no Centro de Humanidades na Universidade Nova de Lisboa em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.
O COIMI também possui apoio da Universidade Pablo Olavide da Espanha e Universidade Sorbonne Nouvelle da França e busca um espaço de reflexão e debate sobre os temas vinculados aos povos indígenas possuindo uma rede colaborativa com abrangência nacional e internacional para as discussões interdisciplinares sobre esses povos.
PUBLICADO POR: Universidade Federal de Roraima (ufrr.br)