Nota conjunta MRE/MCTI
O Governo brasileiro recebeu com satisfação a notícia da repatriação do livro “Reise in Chile, Peru und auf dem Amazonenstrome” (“Viagem no Chile, Peru e no Rio Amazonas”), de 1836, de autoria do zoólogo alemão Eduard Poeppig. O exemplar havia sido furtado do acervo de obras raras do Museu Paraense Emílio Goeldi entre 2007 e 2008 e encontrava-se na Argentina. O livro foi entregue à embaixada do Brasil em Buenos Aires pela justiça argentina em 21/12/2023.
A coleção de obras raras da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna teve origem em aquisições feitas pelo zoólogo Emílio Goeldi, além de doações e permutas com instituições nacionais e internacionais. É composta por três mil obras dos séculos XVI a XX referentes a explorações, história natural e viagens, de expressivo valor para o estudo da região amazônica e das Américas.
O Governo brasileiro agradece a cooperação de todas as instituições argentinas envolvidas na repatriação da obra. A embaixada do Brasil em Buenos Aires trabalhou em coordenação com a chancelaria, a aduana e o sistema judiciário argentinos sobre o tema, que foi também objeto de reunião ordinária da Comissão Nacional Argentina de Cooperação com a UNESCO (CONAPLU).
PUBLICADO POR: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Nota conjunta MRE/MCTI: Repatriação de livro raro do acervo do Museu Paraense Emílio Goeldi — Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (www.gov.br)
Deixe um comentário