Jovens se encontram após quinze dias de viagem. Cerca de 300 jovens pertencentes à prelazia de Lábrea, no Amazonas, viajaram longas distâncias para participarem do Dia Nacional da Juventude.
As embarcações estavam devidamente abastecidas. Mas, também, aos jovens, não faltou o combustível da fé para a viagem de 15 dias que os levariam ao Centro Esperança, sede da prelazia de Lábrea, para o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
O evento que se realizou nos dias 25 e 26 de novembro, teve como tema: “Fomos a Jesus porque temos fome” e lema: “E todos ficaram a saciados (Mt 14,13).
O DNJ reuniu jovens das paróquias Nossa Senhora de Nazaré de Lábrea, São João Batista de Canutama, São Francisco e São Sebastião de Belo Monte e Santa Rita de Tapauá. Todas pertencentes à prelazia de Lábrea, AM.
A jovem Juliana Souza, de retorno para a sua comunidade, falou ao Vatican News sobre a participação no evento. Ouvir a voz da juventude amazônida ao som dos rumores da embarcação sobre as águas permite sentir um pouco do espírito que anima o povo da floresta.
As condições geográficas e naturais da Amazônia, como também, a seca que assola o bioma nos últimos meses, dificultaram a participação dos jovens da Paróquia de Santo Antônio do Pauini. “Para as comunidades que viajam rio abaixo, – como é o caso daqueles que rumam sentido Manaus, fica mais fácil a navegação. Para quem precisa subir rio a cima, na direção do Acre, como é o caso da comunidade de Pauini, as coisas complicam”, explica o bispo da Prelazia de Lábrea, dom Santiago Sánchez Sebastián.
Diferente dos desafios pastorais do sul, sudeste e nordeste do Brasil, o trabalho missionário e a participação dos fiéis exigem um esforço a mais. Os meios de transportes são fluviais e a imensidão da floresta propõe uma outra forma de vida, de viver a fé. Dom Santiago emociona quem o ouve ao contar sobre o empenho da juventude para manifestar a sua fé cristã.
De acordo com a coordenadora da Juventude Missionária da Prelazia, Suzane dos Santos Bezerra além do encontro ter sido um momento para reacender a chama e fortalecer a caminhada deles, puderam, também, refletir sobre o cuidado com a Amazônia.
Ao final do encontro, dom Santiago deixou uma mensagem aos jovens. “Sigam firmes, mantenham a fé. Que esta juventude seja motivo de evangelização em nossa prelazia”.
(GALERIA COM FOTOS E ÁUDIOS)
Rosa Martins – Vatican News
Relacionadas:
- Amazônia: aos jovens, não faltou o combustível da fé – Vatican News
- Dom Evaristo Spengler: na Amazônia, pensar em um novo modelo de economia – Vatican News
- Histórias e Culturas Indígenas: mais uma turma capacitada no Brasil para atuar em toda América Latina – Vatican News
- Cardeal Steiner: “Pedir a nossa Mãe que converta quem destrói a nossa Amazônia” – Vatican News