Governo do Amapá segue com ação humanitária no Bailique e envia mais 230 mil litros de água potável
As ações do Governo do Amapá para amenizar os impactos da salinização do rio e da estiagem no Arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, continuam. Depois da ação humanitária, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e a Defesa Civil seguem com a operação de distribuição de água potável para as comunidades.
Na sexta-feira, 24, foram enviados 230 mil litros de água potável para o arquipélago. A distribuição terá início na foz do rio Gurijuba, onde cinco embarcações de menor porte transportarão o produto para abastecer as caixas d’água de 2 mil litros das famílias. A embarcação ferry boat ficará, posteriormente, alocada na Vila Progresso, dando continuidade a distribuição para as demais comunidades.
O presidente da Caesa, Jorge Amanajás, destacou que essa etapa representa o compromisso do Governo do Estado em continuar atendendo os moradores do Bailique.
“Nossa previsão é que uma vez por semana, durante os próximos três meses, a Caesa continue enviando um carregamento de água potável para o arquipélago, beneficiando todas as comunidades do Bailique”, ressalta Jorge Amanajás.
Máquina de dessalinização da água
O Governo do Amapá iniciou os testes do projeto experimental da máquina de dessalinização da água do rio. O sistema poderá produzir diariamente cerca de 8 mil litros de água potável para a população.
Os testes, coordenados pela Caesa, estão sendo feitos em uma máquina montada na Vila Progresso. O equipamento filtra a água doce, separa dos sedimentos do rio, realizando um pré-tratamento para garantir o consumo sem danos à saúde.
Ação Humanitária
Durante a ação humanitária do Estado, foram enviados mais de 400 mil litros de água potável, 1,8 mil caixas d’água de 2 mil litros, além de 1,2 mil kits de alimentos e água mineral. Durante três dias a população recebeu ainda serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, cidadania, agricultura e energia, por meio do programa Luz Para Todos.
PUBLICADO POR: Portal Governo do Amapá – Portal Governo do Amapá – Governo do Amapá segue com ação humanitária no Bailique e envia mais 230 mil litros de água potável
Relacionadas:
- Banho com água salgada e casas destruídas pela erosão são rotina para moradores do Bailique (msn.com) – Enquanto as autoridades repetem soluções emergenciais ano após ano, os moradores das 52 comunidades do Arquipélago do Bailique buscam formas de se adaptar à difícil realidade de viver de frente para o maior rio de água doce do mundo e não dispor de água potável para atividades cotidianas, além de viver sob risco constante de ver as próprias casas serem engolidas pela erosão.
- Portal Governo do Amapá – Ajuda humanitária: Governo leva ações de saúde e mais 220 mil litros de água potável ao Bailique
- Portal Governo do Amapá – Governo do Amapá intensifica ações humanitárias para atender moradores do Bailique
- Portal Governo do Amapá – Governo do Amapá intensifica ações humanitárias para atender moradores do Bailique