Em formato de podcast, conteúdo será veiculado todo sábado, às 11h, no programa Ponto de Encontro e depois disponibilizado nas plataformas de streaming

Foto: Thiago Gomes – Agência Pará – Postada em EBC Rádios

Rádio Nacional da Amazônia estreia neste sábado (4) a série Identidade Ancestral. Em formato de podcast, a primeira temporada conta com 13 episódios.

A cada semana, um episódio irá ao ar no programa Ponto de Encontro, aos sábados, às 11h, e será reprisado às segundas-feiras, às 16h, no Tarde Nacional Amazônia. O conteúdo também ficará disponível nas plataformas de streaming (Spotify e Site de Rádios da EBC).

Cada episódio, que tem cinco minutos de duração, aborda aspectos da luta dos povos indígenas, como a realidade dos povos isolados, demarcação de terras, indígenas no contexto urbano, resistência das línguas maternas, indígenas influenciadores, entre outros temas.

A série foi idealizada por Tânia Cerqueira. A produção, reportagem, roteiro e edição é de Nathália Mendes. A sonoplastia é de Messias Melo. A trilha sonora é de Marcus Viana e a coordenação de Taiana Borges.

A série Identidade Ancestral foi aprovada no primeiro Pitching de Produção Interna realizado na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

PUBLICADO POR: EBC RÁDIOS – Série “Identidade Ancestral” estreia na Rádio Nacional da Amazônia | EBC Rádios  – Identidade Ancestral | EBC Rádios

Relacionadas:

Identidade Ancestral: ouça o 1º episódio da série | EBC Rádios – O primeiro episódio do especial Identidade Ancestral traz o contexto histórico dos povos indígenas antes e depois de 1500.

Identidade Ancestral: ouça o 2º episódio da série | EBC Rádios – A Rádio Nacional da Amazônia traz o segundo episódio do especial Identidade Ancestral que fala sobre violência e resistência dentro de um contexto histórico que vem desde 1500 até a atualidade.

Identidade Ancestral: ouça o 3° episódio da série | EBC Rádios – A invisibilização dos indígenas que vivem em espaços urbanos se dá tanto por parte do Estado, quanto da sociedade, pois está ligada às ideias colonialistas de que o indígena é aquele que vive na floresta ou em áreas remotas, longe da civilização. Assim, os indígenas que residem em cidades sofrem com a discriminação.

Identidade Ancestral: ouça o 4° episódio da série | EBC Rádios – Tito Menezes, advogado do povo Sateré Mawé, afirma que hoje, a principal demanda dos povos indígenas é a demarcação de suas terras e dela se derivam os outros direitos: “A partir da demarcação de terras indígenas é possível falar de direitos que estão previstos na Constituição Federal”.

Identidade Ancestral: ouça o 5° episódio da série | EBC Rádios – o quinto episódio do especial Identidade Ancestral, trata de retomada territorial – ou autodemarcação de terras indígenas.

Identidade Ancestral: ouça o 6° episódio da série | EBC Rádios – o sexto episódio do especial Identidade Ancestral, debate a desintrusão dos territórios indígenas. Desintrusão consiste na retirada de pessoas não-indígenas de terras indígenas homologadas, que estão com todo o processo de demarcação concluído. O advogado Ivo Makuxi pontua que as terras indígenas são de uso exclusivo dos povos indígenas, para que vivam conforme seus usos e costumes: “O terceiro não pode habitar – salvo por alguma questão da comunidade. Por exemplo, para garantir a política pública, professores, pessoal de segurança pública pode transitar – às vezes ter essas bases, desde que seja constituído com as comunidades indígenas”.

Identidade Ancestral: ouça o 7° episódio da série | EBC Rádios – O escritor e ativista socioambiental Ailton Krenak, do povo Krenak, uma das lideranças indígenas nas décadas de 1970 e 1980, lembra que alguns intelectuais chegaram a afirmar que os povos indígenas iriam desaparecer: “O termo extinção era muito comum na literatura, na antropologia e outros textos. Sugerir que nós estávamos acabando”. Diante das violações sofridas, lideranças começaram a se articular em assembleias regionais, que deram origem a um movimento que unificou povos de todo o país.

Identidade Ancestral: ouça o 8° episódio da série | EBC Rádios – Hoje presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, do povo Wapichana, de Roraima, foi a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal. Antes dela, o cacique xavante Mário Juruna teve mandato como deputado federal entre 1983 e 1986: “Um desafio meu era ser a única parlamentar indígena no Congresso todo, ser liderança de um partido e somente ser eu. Era a única do partido também, então tive que assumir uma liderança política”, lembra.

Identidade Ancestral: ouça o 9° episódio da série | EBC Rádios – De acordo com o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi), há 114 registros de povos isolados no Brasil – em estados como Roraima, Pará, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Amazonas. “Aqui, principalmente no Vale do Javari (oeste do estado do Amazonas), nós temos o maior grupo de indígenas isolados do mundo”, conta Manoel Chorimpa, liderança do povo Marubo, que faz parte do observatório.

Identidade Ancestral: ouça o 10º episódio da série | EBC Rádios – Os últimos dados disponíveis sobre a quantidade de línguas indígenas são do Censo de 2010 – de acordo com o levantamento, são 274 línguas indígenas faladas no país. Mas, de acordo com a professora e linguista Altaci Rubim, do povo Kokama, este número varia de acordo com as linhas teóricas – podendo ir de 160 a 204. Ao longo dos séculos, o Brasil experimentou uma perda brutal de diversidade linguística – considerando as estimativas de que, no início da colonização portuguesa, mais de mil línguas eram faladas no nosso território.

Identidade Ancestral: ouça o 11º episódio da série | EBC Rádios – A tecnologia está cada vez mais presente nas aldeias e nas comunidades indígenas. Segundo Enoque Marubo, do povo Marubo, presidente da Associação Kapyvanaway – que faz um trabalho de levar internet para comunidades indígenas do Vale do Javari -, a tecnologia mudou a forma dos indígenas se comunicarem: “A internet, ela só diminui o espaço. Quando eu falo diminuir o espaço, é no sentido de eles estarem conosco. A partir do momento que eu quero trazer algum tipo de ação dentro das comunidades, ou demanda deles, eu falo diretamente com eles através da internet e isso aproxima”.

Identidade Ancestral: ouça o 12º episódio da série | EBC Rádios – Visões estereotipadas, representações preconceituosas, falta de representatividade: por muito tempo, os povos indígenas foram silenciados, e não encontravam espaços para falar por si mesmos. Veio, então, o levante dos comunicadores e influenciadores indígenas, fazendo o que chamam de demarcação de telas e criando uma aldeia virtual.

Identidade Ancestral: ouça o 13º episódio da série | EBC Rádios – A música, o artesanato, a dança, a pintura corporal são manifestações artísticas tradicionais e carregadas de ancestralidade e significado. E os elementos culturais falam pela própria identidade indígena: “O que nos define enquanto indígenas é nossa cultura. É o fato de nós pertencermos a um povo originário, que mantenha uma relação de mundo, né? Dentro do seu território. E que mantenha essa relação viva. Povos indígenas, somos cultura viva”, explica a artista visual Daiara Tukano.

FONTE: EBC RÁDIOS

Relacionada: Identidade Ancestral | EBC Rádios – Resumo da série

 

NOTA – A equipe do Ecoamazônia esclarece que o conteúdo e as opiniões expressas nas postagens são de responsabilidade do (s) autor (es) e não refletem, necessariamente, a opinião deste ‘site”, são postados em respeito a pluralidade de ideias.